IV Seminário de Educação Brasileira
O IV Seminário de Educação Brasileira (IVSEB) dá
continuidade aos eventos anteriores, que desde 2009 vêm discutindo, anualmente,
os principais problemas da nossa educação. Os Seminários têm congregado os
principais pesquisadores da área, das diferentes regiões do país e do exterior
com o objetivo de promover, a cada edição, o debate qualificado sobre as
questões educacionais mais prementes.
Na presente edição, o IV SEB aborda as políticas de
responsabilização, o regime de colaboração e o sistema nacional de educação,
tendo como pano de fundo o Plano Nacional de Educação. As políticas de
responsabilização recaem sobre os entes federativos e os profissionais da
educação. Impõe-se a análise dos tipos possíveis de responsabilização
(autoritário ou participativo), do vínculo entre a política de
responsabilização, a privatização da educação e o incentivo à meritocracia, e
das consequências para o Sistema Nacional de Ensino.
Nesse contexto, o IV SEB propõe o exame dos marcos
internacionais e nacionais de regulação da educação na história recente, de
modo a ponderar as diversas alternativas encontradas para a organização do
ensino em diversos países do mundo e principalmente nos países em
desenvolvimento, na América Latina. Esses compartilham com o Brasil condições
de desigualdade estrutural que desafiam a implantação de sistemas mais justos e
democráticos.
Na esteira dessa discussão, o Seminário abordará as
condições e possibilidades de se assegurar um padrão equitativo de
financiamento em países marcados pelas desigualdades inter-regionais e pelas
desigualdades entre os diferentes níveis de governo. A efetivação de um Sistema
Nacional de Educação deverá considerar além das mencionadas situações de
desigualdade, aquelas relacionadas às diferenças de classe sociais, geradas
pela estrutura federativa do Estado brasileiro e às condições nas áreas urbanas
e rurais, entre outras. Por isso, essas situações devem ser cuidadosamente examinadas.
Outro aspecto relevante diz respeito à análise das políticas
nos diferentes níveis da Educação Básica e à consideração dos avanços,
problemas e contradições que marcam o campo educacional, atravessado, ainda,
por conflitos entre o interesse público e o privado que se fazem sentir no
currículo, na organização da escola, na qualidade do ensino e na avaliação.
Essa análise busca apontar rumos novos para o regime de colaboração e para o
Sistema Nacional de Educação.
Na perspectiva de garantia de direitos sociais plenos, do
fortalecimento da justiça, da redução das desigualdades regionais, da
valorização das diversidades, pautada em um regime de cooperação, de controle
social e estatal, no financiamento público e na gestão democrática que se
inscreve a presente proposta de realização do IV SEMINARIO DA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA, promovido pelo Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES),
tendo em vista a importante tarefa, estabelecida no art. 214 da Constituição
Federal de discussão, votação, aprovação e concretização de um Plano Nacional
de Educação à altura dos desafios que se colocam à sociedade brasileira na
próxima década.
Conheça a programação.
Prazo para submissão de trabalhos: 1º de dezembro de 2012.
Maiores informações no site do evento.
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