I Seminário Internacional de Educação Integral
A ampliação do tempo diário
de permanência na escola ou em atividades por ela coordenadas, na direção do
tempo integral, é um forte movimento em curso no cenário educacional
brasileiro.
Programas e projetos são
implantados e se expandem nas redes públicas de ensino, adotando diferentes
formatos que, por sua vez, revelam concepções distintas. O debate sobre
educação integral se intensifica. Tempos, espaços, saberes, currículos,
educadores, famílias, comunidade, território, cidade, gestão, financiamento,
infâncias, juventudes, diversidade... são como peças de um caleidoscópio que
compõem diferentes imagens em cada realidade.
Também os estudos
acadêmicos sobre educação integral/em tempo integral proliferam. Buscam
observar essas realidades, compreender seus condicionantes, seus avanços,
limites e contradições, buscando contribuir para a construção de compromissos
efetivos com a garantia de direitos.
O I Seminário
Internacional de Educação Integral: observando realidades e construindo
compromissos é organizado pelo Observatório da Educação Integral da
FaE/UFMG e tem como objetivo contribuir para a divulgação e a discussão de
experiências e estudos sobre a temática, proporcionando o debate e a troca de
experiências dos participantes. Pretende tornar-se um fórum criativo e crítico
que fortaleça o compromisso da educação integral com a justiça, a democracia e
a inclusão social.
As inscrições serão feitas em duas etapas:
• 1ª etapa – para quem vai apresentar trabalho: 01 a 18/08/14
• 2ª etapa – para quem não vai apresentar trabalho (vagas
limitadas): 15/09 a 05/10/14
Grupos de Trabalho
Grupo
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Temática
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1
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Cidades e
Territórios
Coord.: Prof.
Juarez Melgaço Valadares (FaE/UFMG)
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Essa temática
destina-se a relatos e trabalhos que pesquisam e discutem a reinvenção dos
lugares e espaços utilizados pelos estudantes na educação integral: os novos
usos do espaço escolar, o bairro como território educativo, a cidade como
espaço de aprendizagem. O nosso olhar se volta para o potencial educativo dos
territórios e suas interações com o currículo escolar
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2
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Currículo,
espaços, tempos e saberes
Coord.: Profa.
Tânia Resende (FaE/UFMG)
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Diferentes formas
de organizar tempos e espaços escolares, de mobilizar saberes, configuram
diferentes currículos para a educação integral, evidenciando concepções
distintas. O que as realidades observadas revelam a esse respeito? Que
compromissos têm sido construídos e em que direção se pretende caminhar?
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3
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Gestão, Política
e Financiamento
Coord.: Marilia
Barcellos Guimarães (Proex/UFMG)
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Como garantir que
programas de Educação Integral sejam consolidados como uma política pública?
As questões da sustentabilidade, da continuidade e do avanço da Educação Integral
e do acesso ao atendimento nos estados e municípios apontam para diversas
discussões que abrangem desde a demanda até a avaliação. Qual a perspectiva
de atendimento: a universalização do acesso, a obrigatoriedade? Como tem se
estruturado a gestão da Educação Integral nas redes de ensino e nas escolas?
Foram estabelecidas articulações intersetoriais no governo? Há mobilização de
parceiros? Como a Educação Integral vem sendo financiada? A implementação de
programas de Educação Integral tem sido normatizada?
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4
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Sujeitos da
Educação Integral
Coord.: Prof.
Levindo Diniz Carvalho (UFSJ)
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Muitas vezes
entendidos apenas como “alunos”, crianças e jovens são atores sociais e
sujeitos de direito que se expressam por meio de suas linguagens e culturas,
construindo formas próprias de apreensão do mundo. Como a oferta da Educação
Integral pode dar visibilidade a esses sujeitos e fazer da escola um espaço
de troca de saberes? O que implica a entrada na escola de “novos educadores”
e como se dão esses processos pedagógicos e relações inter-geracionais? A
instituicionalização de crianças e jovens por mais tempo na escola configura
maior garantia de direitos às crianças e aos jovens?
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5
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Educação Integral
e Diversidade
Coord.: Prof.
Paulo Nogueira (FaE/UFMG)
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A diversidade pode
ser uma das expressões da educação integral na medida em que a ampliação dos
tempos e espaços educativos articula-se com a pluralidade de sujeitos e de
suas práticas sócio-culturais. Como os distintos sujeitos são pensados pelas
experiências em curso de expansão da jornada escolar? Como a ampliação do
direito à educação potencializa novos tempos e espaços educativos no trato da
diversidade étnica, racial, origem social e regional, de gênero e sexual em
contextos escolares?
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6
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Educação
Integral, Concepções e Práticas
Coord.: Prof.
Lucia Helena Alvarez Leite (FaE/UFMG)
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Ainda que haja um
consenso sobre a importância da Educação Integral na sociedade brasileira,
isso não significa que as concepções e práticas sejam consensuais. Elas estão
diretamente relacionadas a diversos projetos sociais e políticos, por vezes
antagônicos e em disputa. Que avanços, concepções e tensões revelam as
experiências de Educação Integral vividas nas Redes de Ensino? O que podemos
aprender com estas experiências?
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Maiores informações
aqui.
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