V Seminário Nacional Interdisciplinar em Experiências Educativas
O Grupo de Pesquisa
Representações, Espaçoes, Tempos e Linguagens em Experiências Educativas
(RETLEE/CNPq) da UNIOESTE – Francisco Beltrão, Paraná, tem a satisfaçnao de
convidar acadêmicos, pesquisadores, extensionistas, professores, gestores da educação
e demais pessoas e profissionais envolvidos com a educação para participarem
com suas produções científicas, no V SENIEE.
O SENIEE, evento com
abrangência nacional, realizou-se, pela primeira vez, em abril de 2005. Surgiu
pela necessidade de pesquisadores em Educação de compartilhar reflexões e
socializar estudos e pesquisas sobre as experiências educativas nas áreas de
conhecimento – o mesmo objetivo que uniu e formou o grupo RETLEE, em 2002,
cujas pesquisas se vinculam à temática do evento. O desafio do Grupo
apresentado como objetivo no I, II, III, IV e agora V SENIEE é contribuir para
a melhoria da qualidade da educação nas diversas áreas de conhecimento. Esta
quinta edição, com seu caráter interdisciplinar, visa à continuidade e
aprofundamento das discussões e investigações educacionais.
O evento se realizará na
Unioeste, Campus de Francisco Beltrão, no período de 20 a 22 de maio de 2015.
EIXOS TEMÁTICOS
1 Formação de Professores;
2 Educação, Cultura e Linguagem;
3 Movimentos Sociais e Educação do Campo;
4 Ensino na Educação Básica;
5 Ensino na Educação Superior;
6 Política e Gestão
Educacional.
GTs
Os GTs foram propostos por
docentes pesquisadores vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação, ou
áreas afins, na sua maioria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus
de Francisco Beltrão, considerando os temas sugeridos pela Comissão
Organizadora do evento.
O coordenador de GT é
responsável pela avaliação e seleção dos trabalhos recebidos e pela organização
das apresentações e dos debates.
Para cada GT será
selecionado o número máximo de 6 trabalhos e mínimo de 4, os quais deverão ter
afinidade com o tema do GT em que foram inscritos.
Os GTs receberão
trabalhos relacionados a pesquisas de mestrado e doutorado, que serão
debatidos, na perspectiva de identificarem-se contribuições e avanços na área,
e os resultados das discussões serão sistematizados. Os interessados em
apresentar/debater seus trabalhos nessa modalidade deverão escolher o GT
adequado a sua temática e submeter o texto.
TEMÁTICAS DOS
GTS:
Pedagogia Histórico-Crítica (Coord. Dr. André Paulo Castanha)
Ementa: Estudo sobre os fundamentos da Pedagogia
Histórico-Crítica, considerando os aspectos filosóficos, psicológicos e
didáticos articulados aos níveis e modalidades de ensino; tentativas de
institucionalização; experiências educativas na prática escolar.
Sociedade, Trabalho e Educação (Coord. Dr. José Luiz Zanella)
Ementa:Trabalho, educação e ensino. Movimentos
sociais, educação e juventude. Política educacional, Estado e educação escolar.
Pedagogia Histórico-Critica.
Cultura, Educação e Afrobrasileiros: Discussões e Práticas (Coord. Drª Sônia Maria dos Santos Marques)
Ementa: Reflexões sobre a formação cultural
brasileira: história e memória dos afro-brasileiros e a intersecção com a
educação. Fundamentos teórico-práticos para a educação para as relações
étnico-raciais. Comunidades quilombolas e educação.
Educação do Campo e Movimentos Sociais (Coord. Drª Yolanda Zancanella)
Ementa: Concepções, princípios e fundamentos da
Educação do Campo. Trajetórias da Educação do Campo. Movimentos sociais do
campo história e lutas pela Educação do Campo práticas e ações coletivas.
Formação de educadores e problemáticas do Campo.
Abordagens Teóricas e Práticas para o Currículo
Escolar (Coord. Dr. Clésio A.
Antonio)
Ementa: Promover a reflexão sobre as abordagens
teóricas existentes no campo, suas principais contribuições para o
desenvolvimento científico-pedagógico de questões curriculares e as análises
das práticas curriculares construídas em instituições educacionais da Educação
Básica e Superior.
Educação Ambiental e Recursos Hídricos (Coord. Drª Rosana Biral Leme)
Ementa: O papel que a educação ambiental possui na
construção de realidade compatível com a conservação do equilíbrio
socioambiental. Fundamentos para a elaboração, contextualização e análise de
experiências de projetos de educação ambiental. Educação Ambiental direcionada
à gestão de recursos hídricos.
Ensino de Geografia e Educação do Campo (Coord. Drª Marli Terezinha Szumilo
Schlosser)
Ementa: O entendimento das práticas agrícolas no
contexto discursivo contraditório, o papel da mídia na mediação das dinâmicas
capitalistas na organização do espaço rural e a (re) resistência proveniente
dos movimentos sociais alinhada com um projeto de educação pensado a partir da escola
do campo.
Cartografia Escolar (Coord. Drª Mafalda Nesi Francischett)
Ementa: diálogo entre as pesquisas sobre as linguagens
no ensino e aprendizagem de geografia avanços e perspectivas do grupo.
Alfabetização, Leitura e Escrita (Coord. Drª Benedita de Almeida)
Ementa: Estudos relacionados à alfabetização e ensino
de língua materna na perspectiva histórico-cultural; às práticas sociais e
escolares de leitura e escrita; à formação de professores e políticas
educacionais da área.
Ensino de História e Literatura (Coord. Drª Marizete Lucini)
Ementa: Este Grupo de
Trabalho propõe-se a acolher textos que discutam aspectos da narrativa
histórica e da narrativa de ficção como gêneros que comunicam experiências
temporais. Nesse sentido, reflexões sobre romance, cordel, poesia, biografia e
contos são aqui compreendidos para além de sua característica documental.
Período
de inscrições de trabalhos: de
01/11/2014 a 28/02/2015;
Período
de inscrições para ouvintes: de
01/11/2014 a 22/05/2015;
Maiores
informações aqui.
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