CICLO DE DEBATES SOBRE ENSINO MÉDIO
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, de 1996, e o Plano Nacional de Educação, de 2014, determinam que o
governo federal estabeleça uma Base Nacional Comum Curricular (BNC) para todas
as etapas da educação básica, que compreende a educação infantil, o ensino
fundamental e o ensino médio.
O documento
final sobre BNC deverá estar pronto em 2016. Ele deve impactar o planejamento
das escolas, a formação inicial dos docentes, o sistema de avaliação e os
materiais didáticos.
São
diferentes as interpretações sobre como deve se constituir essa Base Nacional
Comum do Currículo. Alguns falam de currículo mínimo, ou de currículo
unificado, ou de conteúdos a serem ensinados em todas as escolas brasileiras,
outros de conhecimentos comuns e de direitos a aprendizagem e desenvolvimento.
Essas diferentes interpretações são a expressão de que este é um espaço de
disputas de poder pela definição de um projeto de formação e pela seleção e
distribuição dos conhecimentos relevantes na sociedade atual.
Considerando
a importância dessa discussão, o Grupo de Pesquisa Interinstitucional
(EMpesquisa), que agrega pesquisadores da Unicamp, da USP, da UFPR, da UFRGS,
da UFMG e da UFF está organizando o CICLO DE DEBATES SOBRE ENSINO MÉDIO:
"Base Nacional Comum do Currículo: Que jogo é este?" que irá
debater as proposições para o Ensino Médio em pauta no cenário nacional.
O debate
acontecerá no dia 25 de novembro de 2014, das 9hs às 12hs no Auditório
do IMECC-Unicamp.
É muito
importante a presença de pesquisadores, profissionais e movimentos sociais para
enriquecer e qualificar o debate sobre a Base Nacional Comum para o Ensino
Médio e os possíveis caminhos a serem tomados.
Para
inscrições e mais informações acesse: www.fe.unicamp.br
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