V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA
O Plano Nacional da
Educação – PNE, votado pelo Congresso Nacional, suscita nos segmentos da
sociedade, comprometidos com a educação pública como direito, democrática, de
qualidade referenciada socialmente e laica, o desafio da institucionalização em
Lei do Sistema Nacional de Educação (SNE) nos próximos dois anos.
Diferentes valores e
interesses de grupos e de forças políticas e econômicas, por vezes antagônicas,
que disputam o campo educacional no Brasil manifestam-se tanto no entendimento
conferido à concepção de educação, presente no artigo 205 da Constituição
Federal e nos princípios dele decorrentes inscritos no artigo 206 do mesmo
texto, quanto no PNE aprovado. Assinala-se, sob o risco da síntese, que se
opõem nesses posicionamentos, de um lado, uma concepção mercantilista da
educação, respaldada na teoria do Capital Humano, e, de outro, a orientada pelo
desenvolvimento humano.
Tendo em vista divergências
dessa natureza e, ao mesmo tempo, considerando o fato de que elas não se
objetam, mas se hibridizam no PNE, o V Seminário da Educação Brasileira,
promovido pelo Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), mantendo
tradição iniciada em 1979 e retomada em 2009, se propõe a analisar tanto as
posições antagônicas, quanto a concertação entre elas, que são o substrato do
Plano.
Parece-nos urgente que,
para além da natureza dos problemas crônicos da educação brasileira, a presente
proposta problematize a constituição do SNE no contexto das mudanças
estruturais e sociais em curso na desigual sociedade brasileira contemporânea,
considerando: a) o mundo do trabalho, as dimensões socioespaciais e econômicas
e suas implicações para a educação, abarcando, dentre outros, o debate do
urbano (reorganização das cidades e territórios: metrópoles, periferias) e do
rural (agroindústria, cooperativismo e assentamentos), e b) a organização atual
do Estado, que envolve novas relações público/privado e incide sobre a
concepção do direito à educação pública de qualidade socialmente referenciada,
substituindo-a por outra que, sustentada em uma racionalidade pragmática,
restringe o direito à educação de qualidade àquilo que pode ser mensurado;
A qualidade da educação,
como direito, será abordada em suas múltiplas dimensões, considerando, nos
termos dos artigos 205 e 206, análises sobre as condições desiguais nas quais a
tarefa educativa é levada a cabo, as condições desiguais que tal tarefa por
vezes cria e reproduz, bem como as condições necessárias para a realização
dessa tarefa.
Incorporam-se, assim, na
temática do V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA, as dimensões contidas no artigo
205, na medida em que as finalidades da educação sejam abordadas contemplando o
desenvolvimento biopsicológico dos estudantes e os contextos socioculturais dos
quais participam nas diferentes etapas da Educação Básica.
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1: Estrutura
ocupacional mobilidade e desigualdade na sociedade brasileira e suas
implicações no Sistema Nacional de Educação
Eixo 2: Formação dos
jovens frente aos desafios da sociedade contemporânea
Eixo 3: Espaços urbanos
e Territórios: desafios para a qualidade da educação
Eixo 4: Distribuição de
oportunidades e condicionantes do acesso a escola pública de qualidade no
espaço urbano
Eixo 5: Condição e
valorização do trabalho docente no Século XXI: sociedade em mudança
Eixo 6: Formação Inicial
e Continuada dos profissionais da educação e os desafios da escola no século
XXI
Eixo 7: Distribuição de
oportunidades e condicionantes do acesso a escola pública de qualidade no
espaço rural
Eixo 8: Espaços e
Territórios rurais: desafios para a qualidade da educação do campo
Eixo 9: Educação de
qualidade como direito e a organização do trabalho pedagógico na escola:
impacto no SNE
Eixo 10: Desenvolvimento
humano como direito de todo o cidadão e dever do Estado
Eixo 11: Implicações do
PNE na concepção de implementação do SNE e os pressupostos de currículo e base
comum nacional: desafios e perspectivas
Eixo 12: Financiamento
da Educação e as relações entre o público e o privado
O período para submissão dos
trabalhos será até 4 de janeiro de 2015.
Maiores informações aqui.
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