X SEMINÁRIO DE LEITURA E PRODUÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
O SLEPES é um evento ligado à Associação
Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras. Porém, não está restrito e nem se
destina somente aos profissionais da área de Letras. Desde a sua criação, em
1999, contou com a participação de profissionais de várias áreas. É um evento
interdisciplinar, com interesse voltado para as questões de leitura, escrita e
produção de conhecimento em várias áreas. Nesse sentido, é importante delimitar
que leitura e escrita aqui é sempre entendida como meios que possibilitam a
apropriação e a produção de conhecimentos.
Assim, ao escolher o tema geral "Os
desafios da produção de conhecimento na universidade contemporânea",
buscaremos, em toda a proposta de programação, responder aos seguintes
questionamentos: Quais teorias e reflexões estamos produzindo em diferentes
áreas? Quais pesquisas e conhecimentos estamos produzindo com vistas a formação
de professores? Como aliamos teoria e práticas? Quais desafios e dificuldades
permeiam a produção de conhecimento na universidade?
Para construir respostas para essas
perguntas ao longo do evento, partiremos do pressuposto que refletir sobre a
leitura e produção no ensino superior passa pela necessidade de tematizar o
advento de uma passagem que vem se tornando cada vez mais rara: o momento em
que um sujeito abandona sua dificuldade para escrever palavras que lhe sejam
próprias e se autoriza a iniciar e a sustentar uma produção. No caso da Universidade,
a excessiva reprodução de palavras gastas, entre elas a da própria crítica, nem
sempre produtiva, funciona como um silenciador da dimensão da criação. Frente a
isso, este Seminário interroga: Que respostas a Universidade de hoje, rompendo
com este ciclo sintomático, poderá deixar para aqueles que se interrogam sobre
o sentido de ler e escrever na escola?
Mantendo-se o sentido e o propósito da
interrogação sobre como estamos aliando, na universidade contemporânea, as
questões relacionadas às teorias, a produção de conhecimento e a formação
acadêmica, foram convidados especialistas que possuem trabalhos relevantes na
intersecção do tema geral do evento. Ou seja, tais especialistas foram chamados
para discutir questões relacionadas aos seguintes temas: a produção do
conhecimento na universidade contemporânea, a leitura e a escrita nos cursos de
Pós-Graduação, a leitura e a escrita na formação de professores, o fazer
científico nas diversas áreas do conhecimento, produção de conhecimento,
leitura e escrita no ensino superior em diversos países (Brasil, Colômbia,
França, Costa Rica, Honduras).
Assim, com a intenção de debater os diversos
desafios e avanços que contornam o tempo presente, na 10ª. edição, a ideia é
ampliar o escopo da discussão em torno das questões relevantes para as
políticas de pesquisa e ensino e concentrar-se na convergência de saberes
inerentes as produções de conhecimento e suas relações com o ensino na
sociedade contemporânea. Por esse prisma, a discussão proposta para o X SLEPES
é relevante também porque permitirá (dentro de um escopo de relações sobre
produções locais, nacionais e internacionais) a promoção de discussões acerca
de como o lugar de produção de conhecimento funciona imperativamente como
chancela (positiva ou negativa) sobre os realizadores, sobre as concepções de
leitura, escrita, ensino e pesquisa.
Em suma, na organização
deste evento, estamos assumindo que os próprios fundamentos (sociais e
teóricos) de produção e formação, vigentes na universidade contemporânea, devem
ser rigorosa e vigilantemente questionados, e o discurso deve ser visto como
lugar privilegiado de “disputa política permanente”. É nessa perspectiva que,
no escopo da discussão que interessa a este seminário, são apontadas
possibilidades profícuas de articulação, discussão entre aqueles que produzem
teorias e práticas sobre leitura, escrita e produção de conhecimento em
diferentes áreas.
EIXOS PARA
INSCRIÇÃO DAS COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS E COORDENADA
1 A produção do conhecimento na universidade
contemporânea.
2 O diálogo entre Educação Básica e o Ensino
Superior a respeito dos processos de leitura e escrita.
3 Leitura e escrita no ensino de ciências da
natureza e matemática.
4 Leitura e escrita no ensino de ciências
humanas e sociais.
5 Leitura e escrita no ensino das ciências da
linguagem.
6 O impacto das avaliações institucionais nos
processos de leitura e escrita.
7 Leitura e escrita nos cursos de
Pós-graduação
8 Leitura e escrita na formação de
professores.
9 O lugar da pesquisa
nos programas de formação de professores.
PRAZOS E VALORES DE
INSCRIÇÃO
MODALIDADE
DE PARTICIPAÇÃO
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DATA
LIMITE PARA SUBMISSÃO
|
DATA
LIMITE PARA PAGAMENTO
|
VALOR
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Professores/pesquisadores de Universidades e
Institutos Federais com apresentação de trabalho.
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23/02/15
a 10/04/15
|
10/05/15
|
R$
150,00
|
11/04/15
a
05/05/15
|
05/06/15
|
R$
200,00
|
|
Pós-graduando com apresentação na modalidade
oral de trabalho
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23/02/15
a 10/04/15
|
10/05/215
|
R$
100,00
|
11/04/15
a 05/05/15
|
05/06/15
|
R$
150,00
|
|
Graduando com apresentação de comunicação ou
painel (pôster)
|
23/02/15
a 10/04/15
|
10/05/15
|
R$
50,00
|
11/04/15
a 05/05/15
|
05/06/15
|
R$
80,00
|
|
Professores da Educação Básica da Rede Pública
com apresentação de comunicação oral ou painel.
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16/10/14
a 25/03/15
|
ISENTOS
|
ISENTOS
|
Professores da Educação Básica da Rede Pública
sem apresentação na modalidade oral de trabalho.
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10/07/14
a 30/04/15
|
ISENTOS
|
ISENTOS
|
Ouvintes
|
15/10/14
a 25/02/15
|
23/02/15
a 10/04/15
|
R$
50,00
|
26/02/15
a 10/05/15
|
11/04/15
a 05/05/15
|
R$
80,00
|
Maiores informações
aqui.
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