Seminário de Avaliação de Proficiência em Língua Estrangeira
O SEMAPLE
constitui um evento especializado em avaliação nas perspectivas da
Linguística Aplicada (LA) e um fórum inovador no contexto brasileiro, no qual
se tratam de questões relacionadas à avaliação de proficiência em língua
estrangeira (LE).
Em sua
terceira edição, o III SEMAPLE constituirá um evento internacional que
acontecerá nas dependências da Universidade de Brasília (UnB), dias 7 e 8 de maio de 2015, pela primeira
vez no Centro-Oeste do país, e será organizado pelo grupo de pesquisa Avaliação
e Formação Docente em Línguas Estrangeiras (Avalia), coordenado pelas
professoras doutoras Vanessa Borges de Almeida (UnB) e Gladys Plens de Quevedo
Pereira de Camargo (UnB) e certificado pela UnB junto ao CNPq, em pareceria com
o grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Crenças,
Construtos e Competências (ENAPLE-CCC), coordenado pelo professor doutor
Douglas Altamiro Consolo (UNESP – São José do Rio Preto) e Vera Lúcia Teixeira
da Silva (UERJ/ISAT). Será uma realização do Programa de Pós-graduação em
Linguística Aplicada (PGLA) e do Departamento de Línguas Estrangeiras e
Tradução (LET) da UnB.
O evento incluirá conferências, mesas-redondas,
minicursos, oficinas e sessões de comunicação oral, de trabalhos em andamento e
de pôsteres.
Os trabalhos submetidos devem se enquadrar em um dos
seguintes eixos temáticos:
· Avaliação para fins específicos (ex:
acadêmico, profissional)
· Avaliação de proficiência em diferentes idades
· Políticas de avaliação de proficiência
(interrelação entre políticas de avaliação, ensino
de línguas e imigração)
· Desenvolvimento e implementação de testes de
proficiência
· Avaliação de proficiência e certificação
profissional
· Letramento em avaliação de proficiência
(usuários e centros aplicadores)
· Desenvolvimento e implementação de quadros de
referência para avaliação e ensino de
línguas
· Validação e justiça na avaliação de
proficiência
· Ética na avaliação de proficiência
· Interfaces entre perspectivas cognitivas e
sociais na avaliação de proficiência
· Consequências sociais da avaliação de
proficiência (efeito retroativo e impacto)
· Tecnologias na avaliação de proficiência
· Avaliação de proficiência e inovação
Os resumos deverão ser enviados pela página do evento até
o dia 30 de janeiro de 2015.
Maiores
informações: http://www.semaple.org
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