IV Seminário Nacional do Ensino Médio
A quarta edição do Seminário Nacional do Ensino
Médio privilegia a temática: “Ensino, juventude e diversidade na escola
pública”, no intuito de favorecer a discussão em torno dos rumos que a política
do ensino médio tem tomado, de forma a refletir sobre os processos mediativos
do mesmo em relação a questão curricular e suas inter-relações com as
diferentes formas de aprendizagem e aquisição/apropriação de saberes. Como nas
três edições anteriores o evento tem como propósito constituir-se como
um espaço de discussões e debates para os pesquisadores, os estudantes da
graduação e da pós-graduação, os professores universitários e da educação básica
que atuam, pesquisam, refletem e problematizam o ensino médio, sendo este
considerado lócus privilegiado de produção e apropriação de conhecimentos e
desenvolvimento de práticas educativas inovadoras. A quarta edição do evento
tem como escopo analisar as políticas curriculares para o Ensino Médio e as
incorporações, adaptações, recontextualizações e traduções encontradas nas
escolas, dando ênfase ao seu público jovem, no contexto de mudanças na
sociedade contemporânea.
O Seminário pretende, ainda, oportunizar um
espaço de socialização e publicização das pesquisas e produções recentes dos
sujeitos pedagógicos (docentes e discentes), visando apontar o percurso
histórico, a atualidade, as percepções e as tranformações teóricas e
práticas que envolvem esta etapa da educação. Deste modo, o debate será pautado
levando em consideração as políticas governamentais, instituídas pelo
Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio e seus reflexos e impactos na
escola pública, principalmente. Não obstante, pretende-se enfatizar as
pesquisas desenvolvidas nas escolas públicas de ensino médio sobre juventudese
diversidades em todo o nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as
demais regiões do país. Estas socializações ocorrerão por intermédio das sistematização
dos Grupos de Discussões (GD), acerca dos três eixos estruturantes do
seminário, são eles: JUVENTUDES e DIVERSIDADES, ESCOLA PÚBLICA e JUVENTUDE e
DIVERSIDADES e SABERES no ENSINO MÉDIO.
[…]
Para 2016, o IV Seminário Nacional do Ensino
Médio (SENACEM 2016) traz como tema Ensino, Juventude e Diversidade na Escola
Pública. Mais uma vez o evento pretende ser espaço de debate para
pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e professores
universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, pensam o Ensino
Médio.
CRONOGRAMA INSCRIÇÕES
Chamada para submissão de resumos: de 20
de janeiro a 20 de março de 2016
Divulgação dos aceites: Os aceites
serão encaminhados aos autores em até 10 dias após a submissão dos resumos.
Envio do trabalho completo: até dia 05
de abril de 2016
Maiores informações: http://uern.br/eventos/senacem/default.asp?item=senacem-inicio
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