CONGRESSOS

No período de 11 a 13 de agosto, acontecerá, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE LETRAMENTO E CULTURA ESCRITA. O evento pretende reunir pesquisadores nacionais e internacionais para discutir questões contemporâneas relativas à cultura escrita, às concepções de alfabetização e de letramento e suas repercussões no campo do ensino e da pesquisa. Busca também favorecer a consolidação de grupos de pesquisa e colaborações acadêmicas que vêm se constituindo entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros nos últimos anos. Esses fundamentos serão abordados numa perspectiva interdisciplinar, envolvendo a relação entre cultura, oralidade, escrita e cognição, tratados no campo da semiótica social, antropologia, lingüística, história, psicologia, sociologia e educação.
Presenças confirmadas:
Brian Street – Universidade de Londres (King’s College)
Gunther Kress – Universidade Londres (Institute of Education)
Judith Kalman – Departamento de Investigações Educativas (DIE), do Centro de Investigações e Estudos Avançados (CINVESTAV) - México
Cecília M. A. Goulart – Universidade Federal Fluminense – Rio de Janeiro
Para mais informações, acessem:
www.fae.ufmg.br/Ceale

O 2° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino pretende abrir espaço para apresentação de pesquisas empreendidas nas áreas de Lingüística, Letras, Educação e Informática entre outras afins que tenham como foco a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para desenvolvimento de novas formas de aprendizagem pelos estudantes de diferentes níveis de escolaridade.
O simpósio acontecerá de 17 a 19 de setembro, no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).
Data limite para submissão de trabalhos: 30 de agosto.
Para mais informações, acessem: www.ufpe.br/nehte/simposio2008/index.html

0 comentários: