QUARTA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO TRABALHO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL

MANIFESTO PARA NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS:
IGUALDADE, LIVRE-ACCESSO E PODER SOCIAL

Junho 16-19, 2009

Hotel Tropical da Bahia, Salvador, Bahia



Atualmente o mundo está testemunhando o surgimento de um contexto novo na educação, trabalho e movimentos sociais transformativos. Fluxos globais de pessoas, capital e energia definem, cada vez mais, o mundo em que vivemos. Na procura de mão de obra e fontes mais baratas, sem uma valorização da qualidade de vida humana, as corporações multinacionais substituem a nação-estado como forma dominante de organização econômica. Confrontadas com uma intensificação dos problemas ambientais e à redução dos recursos naturais, a resposta das elites econômicas tem sido o aumento do militarismo e a limitação das liberdades civis.

Ao mesmo tempo, massas de trabalhadores, agricultores e povos indígenas, situam suas lutas e debates em um contexto global. Os trabalhadores ativistas já não podem mais ignorar os esforços simultâneos dos povos indígenas, das diásporas africanas, grupos étnicos marginalizados, imigrantes, mulheres, grupos GLS, crianças e adolescentes. A preocupação por uma democracia mais verdadeira e direitos humanos se desloca das margens ao centro, para desafiar as prioridades de “eficiencia” e exploração capitalista. Em vários lugares, os representantes de movimentos populares estão tomando as rédeas do poder estatal, por outro lado, novos movimentos esquerdistas estão surgindo em diferentes partes do mundo em uma tentativa de unificar identidades nacionais e diminuir as diferenças sociais, oferecendo solidariedade ás lutas transnacionais de classe, gênero, e das etnias.

Nesta conjuntura, os educadores têm um papel chave. A ideologia do mercado capitalista tornou-se mais enraizada nas instituições educativas, inclusive na diminuição das oportunidades de emprego para educadores capacitados. Nós devemos repensar a relação entre educação e mercado, desenvolvendo pedagogias transnacionais que dêem forma às lutas sociais presentes nas vidas dos estudantes e de suas comunidades. Os educadores críticos precisam se conectar com outros movimentos sociais para desenvolver uma agenda radical democrática, baseada nos princípios de equidade, de livre-acesso, e de emancipação como elementos centrais da práxis educativa.

Acadêmicos respeitados em varias áreas de estudo e de diferentes países se reunirão em Salvador, Bahia para comparar e contribuir com novas perspectivas teóricas, compartilhar experiências pedagógicas e trabalhar cooperativamente para desenvolvimento de um movimento global de caráter pedagógico critico/ativista. Temas relacionados com a educação, trabalho e emancipação serão tratados desde uma ampla variedade de perspectivas teóricas, incluindo, mas não se limitando as seguintes áreas:

  • Pedagogía crítica
  • Teoria crítica racial
  • Estudos pos-coloniais
  • Perspectivas marxistas e neo-marxistas
  • Constructivismo social
  • Comparativismo/Educação internacional
  • Posmodernidade
  • Perspectivas indígenas
  • Teoria crítica
  • Teoria Queer
  • Pos-estruturalismo
  • Estudos críticos do meio-ambiente
  • Crítica à globalização e neoliberalismo
  • Teología da liberação

Chamada para submissão de propostas

As propostas de trabalhos poderão ser apresentadas em painéis ou individualmente. Por favor, indique o tipo de proposta ao enviar seu trabalho.

Apresentação individual: deve conter uma página (capa) de apresentação com o título do trabalho, informação de contato (email, endereço, número de telefone e afiliação), uma biografia curta e um resumo que não exceda as 250 palavras (não inclua referências). Por favor, indique se gostaria de apresentar em português, espanhol ou inglês. Os apresentadores em português deverão incluir uma tradução do resumo em inglês ou espanhol quando submeterem suas propostas.

Propostas para painéis: deve incluir uma página (capa) com o título do painel e informação de contato do organizador (email, endereço, número de telefone e afiliação), também um resumo do tema geral do painel (não mais de 400 palavras, sem incluir referências) e resumos/biografias para cada trabalho apresentado no painel. Por favor, indique se os membros do painel apresentarão em português, espanhol ou inglês. As propostas enviadas em português deverão incluir uma tradução (em inglês ou espanhol) do tema geral do painel e de cada resumo dos apresentadores.

As propostas devem ser enviadas por email a: confele@utep.edu. O prazo final para enviar as propostas é 20 de abril de 2009.

PUBLICAÇÃO

Seguindo a tradição das três conferências anteriores, editaremos um livro contendo os trabalhos mais interessantes apresentados na CONFELE 2009, selecionados por um comite editorial. Os apresentadores que desejem ser considerados neste volume deverão enviar os trabalhos completos (em estilo APA) para revisão até 1º de agosto, 2009.

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