Seminário de Estudos em Análise do Discurso - IV SEAD

É, como sempre, com emoção e entusiasmo, que abrimos as portas de nossa casa em Porto Alegre – o Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e seu Programa de Pós-Graduação em Letras – para acolher os amigos, colegas, alunos, pesquisadores, interessados pelas questões do campo discursivo na atualidade.
Neste ano – 2009 – nosso encontro aporta um significado especial, pois marca os 40 anos de surgimento institucional da Análise de Discurso na França, com a publicação do livro de Michel Pêcheux - Analyse Automatique du Discours – e com a edição da revista Langages, organizada por Jean Dubois. Decidimos nos centrar em torno desse acontecimento e fazer trabalhar as noções de história e memória, quer no que concerne à própria Análise do Discurso, enquanto área de saber, quer no que concerne às especificidades e implicações dessas noções enquanto constituintes do dispositivo teórico. Eis, então, como surgiu e foi formulado nosso tema do IV Seminário de Estudos em Análise do Discurso - 1969 – 2009: Memória e história na/da Análise do Discurso.
Do mesmo modo que nas outras edições, vamos tratar da Análise do Discurso Francesa, na vertente liderada por Michel Pêcheux, e também da Análise do Discurso como a vimos construindo no Brasil, nos muitos grupos de pesquisa já consolidados que se ramificam por todo o país. Nas coordenações de mesas, simpósios e painéis, queremos homenagear alguns desses tantos pesquisadores que, em grupo ou isoladamente, contribuem com seu trabalho para sustentar e solidificar o quadro teórico e institucional da Análise do Discurso entre nós.
A conferência de abertura, cujo espaço será dividido entre França e Brasil, com Francine Mazière e Eni Orlandi à frente, dará o tom que esperamos faça ressoar o dito de Pêcheux – as delimitações, inversões, deslocamentos que a Análise do Discurso vem sofrendo ao longo desses 40 anos. Nas três mesas-redondas vamos estreitar o diálogo com a História, a Antropologia e a Literatura, a partir de conceitos-chave que nos instigam, propondo uma interlocução com especialistas dessas áreas. Nos dez simpósios retomaremos, em alguns casos, questões que não cessam de nos afetar (como sujeito, ideologia, interdiscurso) e abriremos, em outros, espaço para incluir novas demandas (como aquelas ligadas a linguagens contemporâneas, ensino, dispositivo metodológico). Por fim, os painéis servirão como espaço livre para um panorama da pesquisa em marcha no Brasil, no âmbito da Análise do Discurso.
E para tudo o que planejamos e organizamos, com muito esforço e afeto, se realize, precisamos do apoio dos parceiros-amigos do SEAD, que a cada edição se tornam mais numerosos (para nosso orgulho e alegria).
Aguardamos vocês.
Maria Cristina Leandro Ferreira
Presidente da Comissão Organizadora

0 comentários: