I SINAGEL – SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM ESTUDOS LITERÁRIOS

O I SINAGEL – SIMPÓSIO NACIONAL DE GRUPOS DE PESQUISA EM ESTUDOS LITERÁRIOS – pretende se constituir em um espaço profícuo de interação de grupos de pesquisa em estudos literários, em que pesquisadores de múltiplas tendências e linhas possam compartilhar suas idéias, apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas, falar e ouvir falar, enfim, de Literatura.

Objetivos/ Temáticas
Nesta primeira edição, o SINAGEL conta com a participação de dois grupos de pesquisa registrados na base de dados do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: “Literatura de autoria feminina brasileira – LAFEB” e “Produção, recepção e circulação de textos literários – PRC-Tex”.
O LAFEB reúne pesquisadores/as de instituições brasileiras de ensino superior, bem como alunos/as de graduação (PIC e PIBIC) e de pós-graduação (mestrado e doutorado) que desenvolvem pesquisas relacionadas com a produção literária escrita por mulheres no Brasil. Considerando o silenciamento histórico a que esta produção foi submetida até há pouco tempo, o objetivo do grupo é dar-lhe visibilidade por meio de estudos que se desenvolvem a partir do pensamento crítico feminista e dos estudos de gênero, com ênfase no resgate de obras desconhecidas, no modo como constroem as representações de gênero, bem como no mapeamento das tendências estéticas dessa produção. A literatura de mulheres é, também, analisada a partir de perspectivas multidisciplinares, bem como a partir do viés dos Estudos Culturais. O grupo tem como meta realizar encontros periódicos para debater o tema, promover cursos de extensão e simpósios, além de viabilizar publicações que veiculem os resultados das pesquisas desenvolvidas. Trata-se, enfim, de um lugar de discussão, troca de experiências e divulgação de pesquisas sobre a literatura brasileira de autoria feminina.
O PRC-Tex, compreendendo a literatura como um fato social construído por inúmeras instâncias, sociabilidades, materialidades, além de formas de mediação entre produtores e consumidores, em momentos e situações históricas particulares, agrega trabalhos que objetivam discutir aspectos relacionados às formas produção, circulação e recepção de formas ficcionais dentro de um sistema regulado pelos fatores acima mencionados. Atentando às formas de produção, o grupo tem dado ênfase à discussão de formas ficcionais multimodais presentes na cultura contemporânea e à produção literária destinada à juventude. Assim, na esfera da produção, destacam-se estudos sobre videogames, adaptações de textos literários para outras formas de linguagem, formas ficcionais de circulação na cibercultura e outros. Com relação à esfera da circulação e recepção, as pesquisas do grupo têm focalizado os espaços nos quais essas formas ficcionais têm circulado, a saber, espaços escolares ou não, objetivando discutir os modos de leitura e interação produzidos a partir de tais formas ficcionais por diferentes receptores.
O I SINAGEL reunirá pesquisadores e professores da área de Letras, com especialidade no campo dos Estudos Literários, acadêmicos de graduação e de pós-graduação, além de outros profissionais de áreas afins, cujos interesses se voltem para esses dois eixos de pesquisa. Nosso objetivo é promover o intercâmbio de informações, o incentivo a investigações e, sobretudo, o debate de idéias, contraponto fundamental para o desenvolvimento de pesquisas. Debate esse que não se pretende realizar no âmbito, apenas, dos grupos de pesquisa referidos, mas, também, destes com outros grupos e pesquisadores em geral.

0 comentários: