I Simpósio Internacional em Distúrbios da Comunicação


APRESENTAÇÃO

O I Simpósio Internacional em Distúrbios da Comunicação é um evento multidisciplinar que se realizará em Curitiba, organizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná. Renomados profissionais nacionais e internacionais atuantes em diversas áreas da saúde, estarão reunidos para promover a divulgação do conhecimento científico através de conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos científicos. O encontro entre profissionais de diferentes instituições e áreas de atuação permite uma maior integração proporcionando futuras parcerias de pesquisas interinstitucionais.

TEMAS ABORDADOS

Audiologia, Otoneurologia, Saúde do Trabalhador, Voz, Oncologia, Motricidade Orofacial, Disfagia, Linguagem: Oral e Escrita e Abordagens Grupais.

O QUE É?

O termo Distúrbios da Comunicação é genericamente usado para recobrir uma área do conhecimento, bem como um campo de atuação que abrange a linguagem oral e escrita, a audição, o equilíbrio corporal, a voz, a disfagia e a motricidade orofacial. Cabe destacar que essa área não se submete apenas à perspectiva do distúrbio, envolve-se de forma ampla com pesquisas e práticas em torno de vários aspectos, tais como: a apropriação e o uso da linguagem; a promoção da saúde vocal, o uso da voz e suas disfunções; o desenvolvimento da motricidade orofacial e suas diversas alterações além de aspectos próprios das funções auditiva e vestibular. Trata-se portanto, de uma área que volta a sua atenção para uma instigante característica do homem: a sua disponibilidade para manter interação com outros homens, para “ouvir e ler”, “dizer e escrever”, ampliando sua visão acerca do mundo em que está inserido, considerando os outros homens que estão a sua volta e, dessa forma, assumindo a sua própria condição humana que implica a alteridade, a singularidade e a heterogeneidade.

ORGANIZAÇÃO

Universidade Tuiuti do Paraná - Instituto de Desenvolvimento Tuiuti (IDT)

LOCAL E DATA

De 30 e 31 de outubro a 1º de novembro de 2009

Four Points Sheraton

Avenida Sete de Setembro, 4211

(41) 3340-4000 - Centro - Curitiba/PR

PÚBLICO ALVO

Fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, pedagogos, enfermeiros, e profissionais de áreas afins.

OBJETIVOS

- Discutir temas a respeito da promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento dos Distúrbios da Comunicação;
- Proporcionar a troca de experiências e de conhecimentos relativos aos Distúrbios da Comunicação.

Mais informações: www.utp.br/sdc

0 comentários: