Congresso Internacional Linguagem e Interação II


Entre os dias 7 e 9 de junho de 2010, o Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos reúne em São Leopoldo especialistas do exterior e de todo Brasil para refletirem sobre as relações entre linguagem e interação. O Congresso Internacional Linguagem e Interação II pretende mostrar como a linguagem, aliada ao estudo da interação, é ferramenta fundamental em diferentes áreas de conhecimento e nas relações pessoais, educacionais e de trabalho.


O congresso tem como objetivo mostrar como a linguagem, aliada ao estudo da interação, é ferramenta fundamental em diferentes áreas de conhecimento e nas relações pessoais, educacionais e de trabalho. Dessa forma, a partir da existência de várias abordagens teóricas sobre o tema, o evento dará voz a diversos pontos de vista, ao mesmo tempo em que selecionará trabalhos que consigam conectar reflexão teórica e experiências reais, envolvendo linguagem e interação sob o prisma de várias temáticas e de diferentes realidades sociais.


Tais estudos são ainda dispersos no Brasil e objetiva-se o diálogo entre várias vertentes teóricas que tratam de questões relacionadas a linguagem e interação. Os eventos que se propõem a discutir essas questões são pautados geralmente pela sua cor teórica, fazendo com que o conhecimento avance numa única direção. O grande diferencial do evento proposto é possibilitar o encontro de diferentes vertentes teóricas, dar-lhes voz, nas mesmas condições, e possibilitar o debate.


Como resultado do evento, haverá a publicação de um CD rom e de um número especial da Revista Calidoscópio. Espera-se que as trocas efetivadas permitam o reconhecimento do Brasil como um centro produtor de estudos interacionistas e a abertura de novas frentes de pesquisa que conjuguem olhares teóricos diversos e se voltem para diferentes campos de conhecimento. Para tanto, será estimulada a formação de uma rede virtual de pesquisadores, a partir do debate final.

DATAS:

Envio de propostas: 12/4/2010

Envio das cartas de aceitação das propostas: 30/4/2010

Para maiores informações, acesse: http://www.unisinos.br/congresso/linguagem-interacao


0 comentários: