SEMINÁRIO DE ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

A compreensão da relação intrínseca entre linguagem e sociedade, o intuito de investigar problemas sociais a partir de dados semióticos (fala, escrita, imagem e som) em textos, o olhar atento para as práticas sociais, o trabalho com a linguagem na busca de desmistificar ideologias que sustentam relações injustas fazem da Análise de Discurso Crítica (ADC) um paradigma estabelecido na Linguística.

A ADC avança no universo acadêmico internacional como um programa de pesquisa que realiza um diálogo interdisciplinar com as ciências humanas e sociais e que caminha com o foco na sociedade e em necessárias mudanças.

A Universidade Federal do Ceará, por meio do Programa de Pós-Graduação em Linguística, promove o Seminário de Análise de Discurso Crítica, em 27 e 28 de maio, como o objetivo de propiciar um intercâmbio de pesquisas na área. A programação inclui mesas-redondas, conferências e sessões de comunicação.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas por e-mail até o dia 18 de abril (em formulário específico). As vagas serão preenchidas por ordem de recebimento da inscrição, com prioridade para quem apresentar trabalho. O local do evento na UFC será divulgado na confirmação da inscrição até o dia 22 de abril.

Propostas para apresentação de comunicações individuais (para quem estiver, no mínimo, cursando o mestrado) e de mesas–redondas (para quem estiver, no mínimo, cursando o doutorado) poderão ser feitas até o dia 18 de abril.

Os resumos para submissão de trabalhos (entre 200 e 300 palavras) devem ser enviados para seminario.adc.ufc@gmail.com obedecendo às seguintes normas:

título centralizado em negrito, em caixa alta;
uma linha abaixo, o(s) nome(s) da autoria do resumo alinhado(s) à direita, seguido(s) da sigla da instituição de origem entre parênteses;
uma linha abaixo, de três a cinco palavras-chave;
uma linha abaixo, o resumo deve ser digitado em um bloco paragráfico em fonte Times New Roman corpo 12, com espaçamento simples.
nos casos de mesas-redondas, além dos resumos individuais será necessário apresentar um resumo da mesa seguindo essas mesmas normas.

Quaisquer dúvidas sobre o Seminário de Análise de Discurso Crítica deverão ser encaminhadas para o endereço eletrônico: seminario.adc.ufc@gmail.com.

Os trabalhos completos enviados até 29 de abril serão publicados em CD-ROM.

Esperamos contar com sua participação nesse evento!

Atenciosamente,

A comissão organizadora

0 comentários: