5º Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal


Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condições modernas de produção se anuncia como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era diretamente vivido se afastou numa representação. Guy Debord, 1967
O 1.° Seminário ‘O Professor e a Leitura do Jornal’ nasceu em 2002, tendo como tema - O Jornal como Suporte do Ensino e da Aprendizagem. Seu foco foi o uso do jornal impresso na sala de aula, como espaço de informação atualizada e cotidiana, que poderia subsidiar professores das diversas disciplinas do currículo, para além dos materiais didáticos comumente existentes nesse ambiente.
O segundo evento, em 2004, trouxe a questão da relação deste veículo com a mídia e desta com a organização comunitária, já realizando uma ampliação em relação ao ambiente escolar, mas sem perder de vista sua dimensão.
Do terceiro ao quarto evento (2006 a 2008) abordou-se a questão da prática pedagógica e da interface deste veículo com as demais mídias e a formação continuada dos professores.
Neste ano de 2010, escolheu-se como tema do evento ‘Educação, Mídia e a Formação Docente’ em uma programação que coloca maior atenção a) na educação como um processo não exclusivamente escolar, mas realizado por inúmeros lugares e de vários modos em nossa sociedade, entre eles a mídia em geral; b) na mídia, atualmente bastante ampliada e modificada em função do crescimento do aparato tecnológico entre nós e nas características de uma educação realizada com ela e por ela; c) e na formação dos profissionais para o exercício do magistério, considerando a permeabilidade da instituição escolar à cultura midiática e à sociedade contemporânea e o preparo necessário e urgente dos professores, na esfera da comunicação, das novas tecnologias e de suas linguagens, para a conquista de maior êxito em seu trabalho.
Pergunta-se como pode ocorrer a educação e o ensino escolar num mundo cada vez mais veloz, tecnológico, complexo, mutante e diverso?
Propor qualquer resposta a essa questão, de caráter assertivo e definitivo, é bastante arriscado. No entanto, pode-se refletir sobre ela, no sentido de escolher os percursos de trabalho e de pesquisa que se considere mais proveitosos.
Nesse sentido, este seminário tem como objetivos:
  1. promover o diálogo do jornal com outras mídias no horizonte dos processos de formação dos professores e da prática pedagógica;
  2. incentivar o debate sobre a compreensão dos conteúdos e dos modos de produção, veiculação e recepção da mídia, que interagem com os espaços escolares;
  3. estimular a produção e o intercâmbio de resultados de pesquisas e experiências que tenham como foco aspectos relacionados com os usos da “Mídia na Educação”;
  4. organizar e programar oficinas que facilitem a utilização da mídia na escola levando a uma maior compreensão dos diferentes discursos e recursos utilizados por ela;
  5. aproximar as coordenadorias dos projetos “Jornal e Educação,” vinculados à Associação Nacional de Jornais (ANJ), fortalecendo uma rede para o intercâmbio contínuo de experiências;
  6. oferecer durante a realização do evento, atividades culturais e artísticas, na UNICAMP.
PERÍODO: 14 a 16 de julho de 2010
HORÁRIO: 08h30min às 18 horas
LOCAL: Centro de Convenções e Faculdade de Educação/ UNICAMP
DINÂMICAS: Conferências, mesas-redondas, comunicações e oficinas.
ATIVIDADES PARALELAS: Mini-feira do livro; Lançamentos; Sessões de Autógrafos; Atividades Culturais.

REALIZAÇÃO
Associação de Leitura do Brasil - ALB
Rede Anhanguera de Comunicações - RAC
Associação Nacional de Jornais - ANJ
Faculdade de Educação – UNICAMP/ Grupo de Pesquisa “Alfabetização, Leitura e Escrita” (ALLE)

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