Congresso Educador Brasil 2010

                      

A CBRAEX – CONGRESSOS, FEIRAS e EVENTOS e Hilário Maciel convidam diretores, supervisores, coordenadores e professores das escolas públicas e particulares (da Educação Infantil ao Ensino Médio), professores e estudantes universitários dos cursos de graduação (licenciatura e/ou bacharelado) e de pós-graduação (aperfeiçoamento, especialização, mestrado ou doutorado) de instituições públicas e privadas de ensino superior, pesquisadores na área da Educação e diretores, instrutores e monitores de organizações não governamentais (ONGs) que trabalham com a Educação nos seus mais diversos níveis (da Alfabetização ao Ensino Profissionalizante), bem como os demais interessados em questões educacionais, para participarem do EDUCADOR 2010 – BRASIL, congresso que irá reunir, em Fortaleza, entre os dias 02 e 05 de setembro de 2010, educadores das cinco regiões do Brasil que irão trazer à tona diversos temas em torno da Educação brasileira, como também sugerir soluções para os novos problemas educacionais ou novas soluções para problemas considerados já antigos. Por isso, o título do evento será "EDUCADOR 2010: DA TEORIA À PRÁTICA, DE OLHO NO FUTURO".

O EDUCADOR 2010 – BRASIL terá por objetivo apontar, para profissionais que já trabalham na área da Educação e para todos aqueles que atualmente se encontram em formação e que, em breve, irão atuar na referida área, caminhos para o bom exercício do magistério, daí sua preocupação em trazer, para o público ao qual se destina, assuntos educacionais que estão n
Como exemplos de assuntos atuais que serão temas de conferências do evento, podem ser citados estes: os problemas que se colocam ao educador contemporâneo e suas possíveis soluções; o Novo Acordo Ortográfico; o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM como processo seletivo das universidades, em substituição ao tradicional vestibular; a importância de uma Educação ambiental nos dias de hoje; o papel do educador para a preservação e para a divulgação da cultura popular. Como exemplos de assuntos que são comuns em congressos que giram em torno da Educação, mas sobre os quais nunca falaram o suficiente, ou seja, jamais esgotaram o tema, podem ser apontados estes: a importância da Educação Infantil; desafios e propostas para o ensino de Literatura nas escolas; o que são e como trabalhar com projetos escolares; questões em torno da avaliação escolar .

Como se pôde notar, já a partir dos assuntos que foram elencados e que serão discutidos ao longo do evento, o EDUCADOR 2010 – BRASIL possuirá um caráter misto: os temas das conferências contemplarão diversas áreas do conhecimento ligadas à Educação, como Pedagogia, Comunicação, Letras (Literatura e Lingüística), Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia). Porém, notar-se-á logo que, cada uma dessas conferências, apesar de mais direcionada para uma das áreas mencionadas, não só poderá ser perfeitamente entendida pelo grande público, dada a abrangência do seu tema, como contemplará mesmo conteúdos trabalhados na escola, pelos professores, e em disciplinas optativas dos mais variados cursos de graduação e de pós-graduação. Não há dúvida, por exemplo, de que o Novo Acordo Ortográfico terá seu público específico entre os professores de Língua Portuguesa e os estudantes dos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação em Lingüística; contudo, como esse acordo afeta todos os falantes da Língua Portuguesa, então alunos das escolas públicas e particulares, quer do Ensino Fundamental, quer do Médio, precisam conhecê-lo, bem como os demais professores e estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação das outras áreas do conhecimento, já mencionadas. O mesmo verificar-se-á com relação à conferência em torno do ENEM como processo seletivo para as universidades, só para citar outro exemplo: ela interessará não só aos professores e aos alunos de Ensino Médio como também aos professores universitários, já que o exame constituirá (já constitui, em alguns estados do Brasil) a única forma de acesso para o ensino superior .

Além dessas conferências, que, diga-se de passagem, serão proferidas por profissionais renomados e (re)conhecidos nacional e até internacionalmente, os inscritos no EDUCADOR 2010 – BRASIL poderão apresentar trabalhos, na forma de comunicação oral ou pôster (banner), pois haverá momentos, no evento, dedicados a essa atividade. Para tanto, o participante, no ato de sua inscrição, deverá assinalar o tipo de trabalho que pretende apresentar no evento, bem como a área do conhecimento à qual ele se vincula, e enviar o resumo do trabalho até o prazo limite estipulado pela comissão organizadora para esse fim (22 de agosto de 2010).

Em seguida, uma comissão científica, formada por professores universitários, irá julgar os resumos recebidos e emitir um parecer (carta de aceite), pronunciando-se favorável ou não à apresentação do trabalho no evento. Esse parecer será enviado para o e-mail dos participantes que submeteram resumos para serem apreciados pela comissão julgadora. Todos os trabalhos (comunicações orais e banners), obrigatoriamente, deverão girar em torno da Educação. Trabalhos completos (apenas comunicações orais) que forem enviados juntamente com os seus resumos até a data estipulada pela comissão organizadora (22 de agosto de 2010) poderão, se for da vontade de seus autores, concorrer a uma premiação. Para tanto, o autor do trabalho deverá apresentá-lo, em aproximadamente quinze (15) minutos, a uma banca de professores universitários, em local reservado exclusivamente para essa finalidade e ao qual poderão ir os interessados, para assistir a tais apresentações. Vale salientar que todos os trabalhos completos que forem julgados aptos a concorrer à premiação, independente de ganharem ou não um dos prêmios, serão publicados em CD-ROM com ISBN. O mesmo acontecerá com os trabalhos completos que não concorrerão à premiação e que, por isso mesmo, poderão ser enviados à comissão organizadora após o término do evento, até a data estipulada (31 de outubro de 2010).

Para finalizar, deve-se dizer que o EDUCADOR 2010 – BRASIL, além de muito conhecimento, levará apresentações culturais de qualidade para o seu público: aulas-show, recitais de poesia, shows de humor e muita música animarão os quatro dias do evento, de modo a torná-lo inesquecível para todos aqueles que dele irão tomar parte. Portanto, venha para Fortaleza, participar do EDUCADOR 2010 – BRASIL, o congresso que, pela sua magnitude, pela sua preocupação com a melhoria da Educação brasileira, que certamente passa pela melhoria da formação acadêmica do professorado e dos demais profissionais envolvidos com as questões educacionais, e pela seriedade de seus idealizadores, entrará para a história e para o calendário dos grandes eventos brasileiros.

Fonte: Site do Evento (http://www.cbraex.com.br/congressoeducadorbrasil2010/index.html)
Agradeço ao Franklin Oliveira (Doutorando/UFC) pela informação do evento.

0 comentários: