VI SEMINÁRIO SOCIEDADE INCLUSIVA

A modernidade tem sido descrita, por diferentes intelectuais e humanistas, como um momento da história ocidental caracterizado por profundas transformações: nas tradicionais formas de organização social e política; nos sistemas de produção e distribuição de riquezas; e nas dinâmicas de produção e circulação de conhecimentos.
Ambiente de contradições, de tensão entre a individualização e as forças coletivas, a modernidade, ao contrário do que propunha seu ideário, inaugurou uma condição histórica, descrita como (re)produtora de mazelas evitáveis. A ciência, a técnica e a cidadania não confrontam problemas seculares relativos à fome, às doenças endêmicas, à miséria, ao acesso a educação, aos preconceitos sociais e a violência física praticada contra indivíduos ou grupos considerados “diferentes”.
Na diversidade de campos do saber que caracteriza a modernidade, a predominância do paradigma da identidade é sustentada pela valorização de teorias e de planos conceituais que se apropriam, se expandem e se engendram a partir de discursos e representações ligados à idéia de igualdade e/ou equivalências.
Por outro lado, o fracasso das grandes utopias políticas, sociais e econômicas, em si redutoras da alteridade, revelam o poder de interferência dos sujeitos que se erigem como autores de discursos sobre si mesmos. Isso se contrapõe à compreensão de que a história move-se refém das estruturas, em detrimento do sujeito como agente transformador/produtor da história.
Por isso, entre as questões que se impõem com mais vigor na contemporaneidade está o pensamento sobre o outro. Essa questão abre um leque de reflexões que requer um esforço analítico urgente: Quem é o outro? Qual é o lugar que o outro ocupa nos imaginários políticos, culturais e sociais? Como os imaginários políticos, culturais e sociais co-elaboram o eu e o outro? Quais discursos são produzidos para traduzir essa elaboração? Eles interferem no processo de transformação individual e coletiva? E mais, esses discursos interferem nas práticas sociais? As práticas sociais geradas a partir desses discursos interferem nos processos sociais?
O VI Seminário Sociedade Inclusiva, ao colocar em discussão os discursos e as práticas sociais elaboradas sobre o outro, para o outro e pelo outro, pretende abrir um espaço para o debate e a interlocução entre diferentes atores sociais, vinculados à academia, ao Estado e à sociedade civil, a respeito de suas experiências, conhecimentos e práticas. O objetivo é colocar em evidência os questionamentos críticos, os limites e os fundamentos necessários para o trabalho com a diferença.

Atividades

O VI Seminário orbitará ao entorno dos seguintes temas: discursos, representações e imaginários sociais produzidos sobre o outro, para o outro e pelo outro; bem como a análise de leis e normas vigentes no país, ações e políticas públicas voltadas para a promoção e inclusão do humano.
Dentre esses grandes temas, elege-se quatro eixos analíticos:
  1. os sujeitos e as deficiências (física, intelectual, auditiva, visual e múltipla);
  2. feminilidades e masculinidades;
  3. orientações e diversidades sexuais;
  4. raça e etnias.

Em seu funcionamento, o VI Seminário buscará promover a articulação e o debate entre a comunidade universitária, pesquisadores, gestores públicos e privados, profissionais diversos e membros da sociedade civil organizada.
Cada eixo analítico será desenvolvido a partir de mesas-redondas, apresentação de comunicações orais, pôsteres e relatos de experiências.
O seminário contará também com mais duas conferências.

Período de realização

O seminário será realizado nos dias 10 a 12 de novembro de 2010, pela manhã e à tarde. As atividades da manhã ocorrerão entre 8h30 e 12h, e as da tarde, entre 14h e 17h30. A abertura será na manhã do primeiro dia do seminário.

Público

Formuladores de políticas públicas, profissionais, educadores, dirigentes, estudantes, representantes de organizações da sociedade civil, integrantes de grupos excluídos ou não, envolvidos com a construção de uma sociedade inclusiva

Apresentação de trabalhos

Os interessados poderão submeter propostas de trabalho nas categorias: Pôsteres, comunicações orais e relatos de experiência.
Para os interessados em apresentar pôsteres e relatos de experiência, deve-se enviar um resumo da proposta, com no máximo 1000 caracteres, pelo e-mail socincl@pucminas.br, até 30 de Junho de 2010.
Para os interessados em apresentar comunicação, deve-se enviar o texto completo pelo e-mail socincl@pucminas.br, até 30 de Junho de 2010.

Para maiores informações: http://www.sociedadeinclusiva.pucminas.br/VIseminario/

0 comentários: