II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem (II SNEL)

O II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem (II SNEL), proposto peloColegiado do Curso Letras e pelo Programa  de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado em  Letras, da Universidade Estadual  do Oeste do Paraná, é um  evento  acadêmico-científico  que tem  por  objetivo congregar pesquisadores da área da Linguagem, atuantes   no    Brasil e no exterior,  para   discutir,   refletir  e    divulgar a  produção científica, acadêmica, técnica e cultural em Letras, Línguística, Literatura e áreas afins.
 Em sua segunda edição nacional e quinta local, o  evento amplia seu público, acolhendo, também, professores, pesquisadores e alunos de instituições nacionais e internacionais, consolidando a inserção da Unioeste em todo o país, com os cursos de graduação e Pós-graduação nos seus cinco campi. O II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem (II SNEL)  constitui-se, portanto, como espaço de ampla divulgação e de  troca de experiências científicas e acadêmicas, por meio de conferência, mesas-redondas, simpósios e minicursos  nas áreas da Linguagem e da Educação.
A temática Diversidade, Ensino e Linguagem busca criar um espaço para a discussão e para a divulgação de pesquisas sobre diversidade (linguística, cultural, artística, literária etc.), característica marcante da cultura brasileira, resultado de nosso processo histórico-social e das dimensões continentais de nossa territorialidade. Em se tratando do Oeste do Paraná, região de tríplice fronteira, essas características se tornam mais evidentes. Assim, nos espaços criados, pretende-se refletir sobre a temática, relacionando-a à prática de ensino, visto que é por meio da linguagem que se destaca essa heterogeneidade cultural. Por outro lado, a escola é o espaço, por excelência, onde as diferenças (de língua, raça, etnia, sexo, hábitos, costumes, comportamentos, crenças, valores etc.) se aproximam e que, portanto, devem ser trabalhadas.

Para maiores informações: www.unioeste.br/eventos/iisnel2010

0 comentários: