I Congresso Nacional de Estudos da Linguagem e II Encontro de Profissionais de Leitura e Produção de Textos da UNISUAM

O I Congresso Nacional de Estudos da Linguagem e o II Encontro de Profissionais de Leitura e Produção de Textos da UNISUAM, a se realizar nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2010, na unidade Bonsucesso, situada na Av. Paris, nº 72, é uma continuação ampliada do I Encontro de Profissionais de Leitura e Produção de Textos, evento realizado em julho de 2009, com mais de 300 participantes, docentes de vários segmentos educacionais do Estado do Rio de Janeiro.  Tal evento apresentou duas vertentes importantes: a primeira, voltada para as reflexões teórico-metodológicas vinculadas aos estudos contemporâneos da linguagem, e a segunda, de ordem prática, desenvolvida através de minicursos e oficinas, que apresentaram metodologias diferenciadas em relação ao ensino da escrita e de leitura.

O que se pretende em 2010 é dar continuidade ao trabalho já realizado em 2009 e, ao mesmo tempo, ampliá-lo, criando espaço para a reflexão em Grupos de Trabalho e através de Comunicações livres. Assim, buscar-se-á ampliar as discussões, a partir da contribuição de profissionais de outras universidades de nosso país e da América Latina. Neste sentido, os organizadores do I Congresso Nacional de Estudos da Linguagem e do II Encontro de Profissionais de Leitura e Produção de Textos intentam congregar pesquisadores de língua materna e estrangeiras, de Linguística, Literaturas de Língua Portuguesa (Infanto-juvenil, Brasileira e Africanas e Portuguesa), Educação, Artes, e educadores, no âmbito dessas áreas de conhecimento, que estejam atuando nos Ensinos Fundamental e Médio. O objetivo central de tais eventos é promover a reflexão crítica sobre os estudos contemporâneos da linguagem e dos discursos, suas correntes e tendências modernas e, ainda, pensar o ensino/aprendizado de leitura e produção de textos, a partir de experiências concretas já realizadas por docentes voltados para o trabalho com a Leitura em várias universidades do Brasil.

Sabe-se que na atualidade não se pensa o ensino de Língua específica e isoladamente. O trabalho com a leitura e a produção de textos volta a ocupar um espaço fundamental nas preocupações dos estudiosos de Letras, promovendo um diálogo necessário e permanente entre códigos e linguagens diversos, que veiculam pensamentos e idéias.
 
Para maiores informações: http://www.unisuam.edu.br/hotsite/congresso_linguagem/

0 comentários: