EVENTOS EM NOVEMBRO


O Seminário de Linguística Aplicada, evento pioneiro na Bahia, surgiu por iniciativa do Núcleo de Extensão do Instituto de Letras da UFBA, fundado pelo Departamento de Letras Germânicas, em abril de 1996. Resgata a tradição dos seminários de ensino e aprendizagem de línguas e de tradução, discutindo os temas Cultura, Identidade, Diferença e Acessibilidade nos XI Seminário de Lingüística Aplicada e VII Seminário de Tradução, tanto com relação ao ensino de língua materna, como no ensino de língua para não nativos, estendendo-se a temas relacionados aos estudos e prática da tradução interlingual e intersemiótica, à acessibilidade de todos os cidadãos aos meios de comunicação através da tradução, às culturas e discursos marginalizados, à diversidade cultural, às questões de língua e identidade na contemporaneidade e ao ensino de língua como meio de transformação e inclusão social, dentre outros temas. De 12 a 15 de novembro do ano em curso, os XI Seminário de Lingüística Aplicada e VII Seminário de Tradução proporcionarão a oportunidade de debate e intercâmbio voltados para uma lingüística aplicada crítica e interdisciplinar, dialogando com os outros saberes.
Para maiores informações: http://www.slastrad2010.ufba.br/


O Simpósio de Estudos e Pesquisas é o principal evento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Iniciou-se em 1991 e, hoje, atinge âmbito nacional, superando a média de 1000 inscritos. Nesta XIX edição do Simpósio escolhemos o tema Conhecimento e Modernidade: Novos e Velhos Desafios, propondo-nos debater acerca da produção do conhecimento científico no âmbito das ciências humanas na modernidade. Pretende-se expor e discutir as tendências de investigação que desde a passagem do século XIX para o século XX têm orientado a análise das relações entre indivíduo, sociedade e educação e seus projetos de formação humana considerando, especialmente, as tensões geradas pelas novas perspectivas de pesquisa que, num sentido amplo, situam-se no espectro da chamada pós-modernidade.
Para maiores informações: http://www.fe.ufg.br/simposio/sites/


O Curso de Pós-Graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (LELP) da FURG, existente desde 2007, promove, em novembro de 2010, o II Seminário Nacional sobre Linguística e Ensino de Língua Portuguesa (SENALLP). Este seminário visa à abordagem de questões relevantes contempladas no ensino de língua materna, propiciando o diálogo entre a Linguística e o ensino. Com base na divulgação e no debate sobre pesquisas recentes envolvendo os Estudos da Linguagem no cenário nacional, o SENALLP se constitui como espaço para o diálogo entre as áreas diversas da Linguística que interagem e se inter-relacionam, sedimentando a construção do conhecimento acadêmico. Neste contexto, se insere o tema proposto pelo SENALLP neste ano – O ensino de LP no século XXI: desafios e possibilidades. O seminário visa a apontar caminhos para o ensino de língua portuguesa na contemporaneidade, alicerçando-se nas relações teoria-prática-teoria, a partir do cruzamento do discurso da academia e do discurso pedagógico, face às necessidades da transposição didática quando pensada na relação ensino-aprendizagem de língua materna e seus reais interlocutores.
Para maiores informações: http://www.senallp.furg.br/ 

0 comentários: