III Seminário Internacional de Educação

Esta é a terceira edição do Seminário Internacional de Educação. Busca-se, nele, a culminância de um processo de reflexão que, no primeiro, confrontou Teorias e Políticas Educacionais; no segundo, pôs frente a frente os pesquisadores e as agências de fomento. Esta culminância é a tentativa de responder a uma questão que está cada vez mais presente: as teorias educacionais resultantes das pesquisas realizadas nos diversos países, especialmente aquelas que contam com a maior parte do “bolo” dos recursos públicos, orientam as políticas educacionais formuladas e implementadas por este mesmo poder público financiador das primeiras? As pesquisas de maior prestígio – as que passam pelos rigorosos crivos das agências de fomento – são as que mais influenciam os poderes públicos na formulação e concretização de políticas educacionais?
Ao iniciar o processo de resposta a esses questionamentos, esta edição do evento elegeu o tema “Pesquisas em Educação: no Brasil e no Mundo”.
No caso brasileiro, salvo exceções que confirmam a regra, a pesquisa educacional está praticamente confinada nos programas de Pós-graduação Stricto Sensu, sendo eles, portanto, os principais responsáveis pelos rumos que ela tem tomado em nosso país.

Finalidade e objetivos

O III Seminário pretende oferecer subsídios, na área educacional, para a formulação de um eventual futuro Plano Nacional de Pesquisas, a exemplo do que acontece em outros países, como Estados Unidos e Romênia.
Para melhor concretizar sua finalidade, o III Seminário Internacional de Educação “Pesquisas em Educação: no Brasil e no Mundo” tem como objetivo contribuir para identificar o estado da arte da pesquisa educacional contemporânea no Brasil e no mundo.

Datas Importantes 
10/10/2010 – Início das inscrições
05/11/2010 – Data limite para o envio de trabalhos/pôsteres
15/11/2010 – Resultado dos trabalhos aprovados (disponível no site do evento)
19/11/2010 – Fim das inscrições pela internet e até 23/11/2010, presencialmente, na Secretaria do Evento.
23/11/2010 –  Início do evento

Para maiores informações: http://www4.uninove.br/seminariointernacional

0 comentários: