VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência - Senado Federal


Tradicionalmente a deficiência tem sido vista como um problema individual como algo a ser tratado pelo portador, juntamente com seus familiares, que teria que se adaptar ao trabalho, aos meios de transporte e aos ambientes de convívio social e cultural.

Felizmente essa cultura está sendo substituída pela inclusão. Hoje, os deficientes se organizam e, progressivamente vêm demonstrando sua capacidade, vencendo obstáculos e participando ativamente dos ambientes profissional e social com os outros grupos.

A função de eventos que promovem a inclusão é principalmente chamar a atenção da sociedade para as possibilidades da inclusão no seu sentido mais amplo e de garantir aos excluídos a cidadania que é outorgada pela Constituição.

Dessa forma, a VI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de dezembro de 2010, no Senado Federal, vem proporcionar, mais uma vez, a oportunidade de despertar a atenção da sociedade para a causa da inclusão das pessoas com deficiência.


Consta das atividades da semana um desfile com a participação de modelos com todos os tipos de deficiência juntamente com modelos profissionais usando roupas especialmente confeccionadas para o evento por estilistas que foram selecionados por meio de concurso promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Em parceria firmada com o Senado Federal a Secretaria vai trazer para Brasília 17 looks e modelos com deficiência que participaram do concurso que ocorreu em São Paulo, em abril último. Assim sendo, pretende-se utilizar a moda como um poderoso instrumento de inclusão.

Na abertura do evento será inaugurada na Chapelaria/Salão Branco, a exposição Abertura da Exposição “Obravida – Sonho e Realidade”, do artista Plástico Arthur Bispo do Rosário. Esta exposição inédita em Brasília será um marco para a história da Capital, uma vez que será a primeira individual do artista em Brasília.

No Salão Branco será realizado um Desfile de Moda Inclusiva, onde estilistas do Brasil inteiro mostrarão roupas especialmente adaptadas que serão vestidas por celebridades como o Dep. Federal Romário e sua filha Ivy, artistas da Rede Globo e pessoas com todos os tipos de deficiência. Será proferida uma palestra pela estilista Daniela Auler, funcionária da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, idealizadora do Concurso que deu inicio à criação das roupas..

No segundo dia do evento, o evento vai receber o Grupo “Eu Danço”, formado por pessoas com Síndrome de Down que há 10 anos se apresentam em eventos em Brasília com enorme sucesso de publico.  Após a apresentação do grupo de dança, assistiremos à Palestra do Capitão Leoni – Militar ferido na Missão de Paz do Brasil no Haiti, que conta sua experiência por meio de uma palestra motivacional que tem entusiasmado públicos pelo Brasil inteiro. Logo após haverá uma apresentação da Banda de Jazz ‘Soul Washing Machine’, de Rodrigo Han, músico com deficiência física, e depois a Palestra “Universo Perfeito e Não Perfeito”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, consultores em Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, seguido de Coquetel e autógrafos dos livros que serão distribuídos gratuitamente.

No terceiro dia, quinta-feira dia 9/12, o Salão Negro se transformará em uma quadra de basquete e os convidados assistirão uma apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro e logo após receberá um grupo de capoeiristas comandados pelo Mestre Miquimba, que têm deficiências de vários graus e tipos. Apresentações das bandas Toque Especial e Tribo de Jah fecharão o evento neste dia. Todas as bandas e grupos são formados por pessoas com deficiência.

Paralelamente ao evento festivo que acontece no Salão Negro, o VI Fórum Senado Debate Brasil – Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, com a participação de palestrantes de renome internacional, experts na questão da Deficiência, que pretendem debater a Convenção da ONU.

Esses eventos têm a função de chamar a atenção para as conquistas das pessoas por meio da inclusão social, ressaltando exemplos e apresentando resultados.

0 comentários: