III Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia (CIELLA)


O Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia (CIELLA), organizado pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) — programa misto nas áreas de Linguística e Estudos Literários –, é um evento bianual que resultou do bom desenvolvimento e projeção de um tradicional encontro intitulado “Jornada de Estudos Linguísticos e Literários” (JELL), promovido por essa mesma Instituição de Ensino.
A terceira edição do CIELLA (III CIELLA) ocorrerá no período de 18 a 20 de abril de 2011. Estima-se que entre 1000 a 1500 pessoas participarão do evento, que foi organizado para atrair estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores de instituições locais, nacionais e internacionais, e profissionais de áreas afins.
Por se tratar de um evento com fortes características interdisciplinares, o CIELLA explora tanto o universo linguístico quanto o literário e o cultural. Neste evento, Linguagem, Língua, Literaturas, Cultura, História e Comunicação Social serão abordadas sob vários aspectos.
Da perspectiva da Linguística, as discussões serão centradas especialmente nas seguintes questões: os principais efeitos de situações de plurilinguismo e contato, tanto de um ponto de vista social quanto cultural e linguístico; os principais aspectos tipológicos, principalmente das línguas indígenas sul-americanas, bem como a sua contribuição para o debate sobre universais linguísticos; os avanços e contribuições que a tecnologia proporciona na compreensão, estudo e ensino de línguas; os usos concretos da língua na relação com as estruturas e demandas sociais; os aspectos relativos à textualização da interação humana e às relações entre oralidade e escrita; a relação entre língua e sociedade, considerando-se seus vários aspectos: sociolinguístico, histórico, aquisição, ensino/aprendizagem, etc.
No campo literário, os temas indicam um diálogo com os domínios das ciências sociais, da história e das outras ciências, em especial aquelas voltadas para os estudos culturais e as manifestações artísticas nas diferentes sociedades: as relações entre literatura, sociologia, antropologia, filosofia e história, tendo em vista as contribuições decorrentes da interdisciplinaridade; a literatura e as tradições orais; a unidade e a diversidade literária, especialmente na América Latina; a literatura e as relações de poder em diversos âmbitos e condições histórico-sociais e culturais; os regimes estéticos na contemporaneidade: paralelos e suplementações entre a literatura, a cultura, a história e as mídias; os regimes de produção e circulação do livro, bem como as práticas de leitura no contexto latino-americano; as reflexões sobre epistemologia, história e crítica da produção literária; a relação entre literatura e outras artes; a recepção crítica de autores brasileiros.
Para o III CIELLA, diversos estudiosos e pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, selecionados pela valiosa contribuição que certamente trarão às discussões das questões apresentadas acima, foram convidados para participarem em conferências e debates. Destes, um total de doze — seis na área de Linguística e seis na de Estudos Literários — participarão do evento, não somente como palestrantes ou debatedores, mas também como ministrantes de minicursos que serão ofertados durante o período.

SESSÕES TEMÁTICAS

Foram definidos 12 subtemas em torno dos quais serão organizadas as diferentes sessões temáticas, a serem organizadas por um coordenador. Nelas, os participantes — professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação — poderão inscrever comunicações de resultados de pesquisas acadêmicas. Cada apresentação terá duração de 20 minutos e haverá 10 minutos para discussão.
Prevê-se um limite entre 12 (mínimo) e 15 (máximo) pessoas por sessão.
Data limite: 30/12/2010.
Endereço eletrônico para a submissão de propostas: 3ciella@gmail.com.
Para acessar o site do congresso, clique aqui.

0 comentários: