VI Seminário Internacional


AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: PRÁTICAS/TEORIAS SOCIAIS NA CONTEMPORANEIDADE
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Educação
6 a 9 de junho de 2011

 Cresce na contemporaneidade o debate sobre a pluralidade do mundo, dos conhecimentos que nele circulam e se enredam para além do conhecimento científico, até recentemente considerado como única forma de conhecimento válida e universal.

Se, historicamente, epistemicídios de toda sorte1 foram cometidos, somos hoje capazes de reconhecer diferentes modos de conhecer o mundo e de com ele dialogar, diferentes práticas/teorias sociais em embate e diálogo no mundo acadêmico e cotidiano. Vivemos hoje um momento histórico em que a crise do paradigma hegemônico vem sendo acompanhada pelo crescimento desses estudos e debates em torno dessa multiplicidade de práticas/teorias sociais nos diferentes campos de estudo, dentre eles na Educação.

Assim, em sua sexta edição, os organizadores do Seminário Internacional "As redes educativas e as tecnologias", na tradição das preocupações sociais e culturais que vêm dedicando aos problemas educativos desde sua primeira edição, se propõem a discutir a contemporaneidade com suas múltiplas e diferenciadas práticas/teorias sociais em diferentes redes educativas.

Os objetivos principais desta sexta edição do seminário são:
  • compreender as relações dos sujeitos de práticas/teorias sociais com as tecnologias em múltiplas redes educativas;
  • relacionar práticas/teorias sociais desenvolvidas em diferentes espaços/tempos por diferentes praticantes, com a vida cotidiana e as redes educativas que o habitam e que são acionadas nesses processos;
  • interrogar os processos de constituição e discussão de diferentes práticas/teorias sociais na contemporaneidade, notadamente no campo da educação, em suas diferentes dimensões e formas;
  • discutir as questões éticas e estéticas que se colocam na relação cotidiana das práticas/teorias sociais e educativas com o entorno social e cultural.

EIXOS TEMÁTICOS
  • Práticas/Teorias Sociais em Redes Educativas e Cotidianos na Contemporaneidade
  • Práticas/Teorias Sociais em Currículo, Política e Cultura na Contemporaneidade
  • Práticas/Teorias Sociais em Educação Inclusiva e Processos Educacionais na Contemporaneidade
  • Práticas/Teorias Sociais em Estudos da Infância e da Juventude na Contemporaneidade
  • Práticas/Teorias Sociais em História da Educação na Contemporaneidade

Prazo para submissão de trabalho: 16 de abril de 2011.
Maiores informações no site do Seminário.

(1) Santos, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice - o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.

0 comentários: