II SIES

II Simpósio Internacional de Educação 
Sexual: Gênero, Direitos e Diversidade Sexual: Trajetórias Escolares

A escola, que tem por função social a transmissão da aprendizagem formal, científica e organizada historicamente, ainda apresenta inúmeras dificuldades em trabalhar a temática da sexualidade, em todos os aspectos. Essa instituição é um espaço privilegiado para a apresentação de saberes que se pretendem universais, mas também locus de particularidade e parcialidade de manifestações culturais de grupos específicos.

As manifestações sexuais que aparecem na escola demonstram, a cada momento, as dificuldades que as instituições educativas apresentam quando tratam da temática da sexualidade em seu cotidiano. Uma proposta de educação sexual adequada, consciente e emancipadora poderia contribuir para o objetivo de tornar toda a comunidade educativa apta a discutir assuntos importantes para o discernimento, na área da sexualidade. Para refletir sobre essas preocupações, a I edição do Simpósio conseguiu reunir 897 participantes, entre educadores do ensino fundamental e médio, do ensino superior e acadêmicos de diversas áreas como: pedagogia, medicina, enfermagem, biologia e psicologia, de diferentes universidades do país. Foram apresentados 90 trabalhos, distribuídos pelas linhas propostas para os evento, dos quais, 40 foram selecionados pela comissão científica do evento e encontram-se disponíveis nos anais do simpósio.

É possível afirmar que ainda existem muitas medidas a serem implementadas e efetivadas no campo da educação sexual e que, diversos pesquisadores seguem pensando sobre as bases teóricas que direcionaram as mudanças sobre a forma de pensar e falar a sexualidade, o gênero e a diversidade sexual, assim como ainda encontram-se em processo de elaboração as estratégias reais de efetivação da educação sexual escolar no Brasil e no mundo. Neste sentido, o II Simpósio Internacional de Educação Sexual, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2011, na Universidade Estadual de Maringá, dará continuidade às discussões e trocas de experiências dos educadores de diversas áreas que estejam relacionadas aos diversos aspectos do tema da sexualidade no âmbito da educação sexual escolar.

Prazo para submissão de trabalho: até 31 de março de 2011.
Maiores informações no site do evento.

0 comentários: