LANÇAMENTO DE LIVROS - Editora Contexto

PORTUGUÊS NA PRÁTICA: a língua como instrumento – Volume 1
Autores: Rosana Morais Weg e Virgínia Antunes de Jesus

Escrever com clareza e correção é mais simples quando se tem à disposição um guia rico em exemplos e dicas. A coleção "Português na Prática", composta por dois volumes, reúne tópicos que ajudam a solucionar aquela dúvida impertinente que surge na última hora. A coleção funciona como excelente material introdutório para disciplinas de Língua Portuguesa dos mais diversos cursos universitários.
Como funciona a crase? Quando usar hífen? Porque é junto ou separado? Você tem certeza que está livre do "queísmo"?
Nem sempre é fácil nos lembrarmos das regras e exceções da língua que utilizamos o tempo inteiro. São os detalhes, porém, que fazem a diferença na hora de redigir um bom trabalho, acadêmico ou profissional, ou até mesmo um simples bilhete.
Recheado de exemplos de letras de músicas e textos de escritores renomados, este primeiro volume, A língua como instrumento, apresenta tópicos que costumam causar confusão, como a formação do plural, pronomes, verbos e ortografia. Ao final do livro consta um dicionário com dificuldades comuns do dia a dia que pode ser consultado de maneira prática e rápida.

 
PORTUGUÊS NA PRÁTICA: a língua como expressão e criação – Volume 2
Autores: Rosana Morais Weg e Virgínia Antunes de Jesus

Escrever com clareza e correção é mais simples quando se tem à disposição um guia rico em exemplos e dicas. A coleção "Português na Prática", composta por dois volumes, reúne tópicos que ajudam a solucionar aquela dúvida impertinente que surge na última hora. A coleção funciona como excelente material introdutório para disciplinas de Língua Portuguesa dos mais diversos cursos universitários.
Não basta conhecer as regras de ortografia para escrever de forma clara e adequada. É também preciso dominar outras ferramentas, apresentadas neste segundo volume. Assim, A língua como expressão e criação mostra a evolução e a dinâmica da língua portuguesa e a influência linguística dos povos com os quais o Brasil manteve e ainda mantém contato. Além disso, prioriza a coesão e coerência textual, regência, concordância e, ainda, a linguagem figurada.
Seguindo a mesma estrutura de análise e didática aplicada no volume 1, também traz exemplos de músicas de grandes artistas nacionais e poemas de escritores renomados, e centra-se na inovação e na adequação da expressão escrita e oral, como formação das palavras e estrangeirismos.



INICIAÇÃO AOS ESTUDOS MORFOLÓGICOS: flexão e derivação em português
Autor: Carlos Alexandre Gonçalves

O que nos faz considerar "peixe" e "peixada" itens lexicais diferentes ou "peixes" uma modificação gramatical de "peixe"? Em que circunstâncias o acréscimo de um afixo amplia o vocabulário de uma língua? Essas e outras questões - das muitas controvérsias que caracterizam a delimitação dos dois principais tipos de operações morfológicas (flexão e derivação) - são estudadas neste livro.
Carlos Alexandre Gonçalves, pós-doutor pela Unicamp em morfologia-fonologia, discute as várias posições dessa problemática; desde as que defendem uma rígida separação entre flexão e derivação até as que negam a existência de fronteiras entre elas. Nesse sentido, analisa as duas operações como distintas ou como polos de um continuum morfológico.
Destinado para alunos de graduação e pós-graduação em Letras e para professores de português, as diversas análises, conceitos, rediscussões e novas propostas fazem deste livro não só um manual de introdução aos estudos morfológicos do português, mas um roteiro para o aprofundamento das várias perspectivas, a partir das quais flexão e derivação vêm sendo abordadas na linguística contemporânea.


GUIA DO TRABALHO CIENTÍFICO: DO PROJETO À REDAÇÃO FINAL
monografia, dissertação e tese
Autor: Celso Ferrarezi Junior

O que levar em conta na hora de fazer um trabalho científico? Quais são os formatos utilizados em artigos, monografias, dissertações e teses? Depois de responder muitas vezes estas questões, o professor Celso Ferrarezi Junior decidiu colocar as respostas em um manual didático. Assim, este Guia do trabalho científico traz todas as informações necessárias para a elaboração de trabalhos finais de boa qualidade.
Com instruções claras sobre a melhor maneira de elaborar e apresentar um texto acadêmico, desde o projeto inicial até a redação final no formato esperado pela instituição, o livro traz exemplos retirados de trabalhos reais, elaborados nas mais diversas áreas de pesquisa e aprovados em renomadas instituições brasileiras.
A obra é uma poderosa aliada a todos que precisam elaborar um trabalho científico, desde a conclusão de curso até o doutorado.

0 comentários: