III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade

O III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp (IEL/DLA) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da USP (DLM/FFLCH). Pretende dar continuidade às discussões realizadas no II Simpósio, sediado no Rio de Janeiro e promovido pela PUCRJ e UFRJ em 2006. A temática geral deste III Simpósio é “Dilemas e Desafios na Contemporaneidade”. O evento acontecerá entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2012.

O objetivo principal do simpósio é reunir pesquisadores de diversas áreas do conhecimento nas Ciências Humanas e Sociais, a fim de partilharem leituras e reflexões acerca da problemática focalizada pelo simpósio: discurso, identidade e sociedade.

Na sociedade contemporânea multifacetada, as identidades se constroem como resultado de discursos que se contrapõem, que se impõem a todos enquanto verdades a partir das quais somos instados a agir. O evento tem por objetivo discutir questões que se apresentam para nós, pesquisadores, quando tomamos por objeto a problemática da identidade, focalizada a partir do discurso (compreendido como a palavra e outros meios semióticos) que estrutura o mundo social. Com base nesse tripé – identidade, discurso e sociedade – o simpósio pretende abordar dilemas e desafios na contemporaneidade em torno de temas que nos afetam – exclusão, violência, memória, sexualidade, processos de subjetivação, fronteiras reais ou imaginárias – nas várias áreas das ciências humanas, posto que a separação entre elas resulta de um projeto político e de modos de fazer ciência na atualidade, modos de recortar os diversos objetos de pesquisa e não da incompatibilidade entre elas.

[...] Desse modo, convidamos os pesquisadores das diferentes áreas implicadas (dentre as quais: Artes, Educação, Psicologia, Psicanálise, Literatura, Ciências Sociais, História...) a apresentarem trabalhos que se baseiem em pesquisa teórica e empírica e que tenham como escopo a discussão transdisciplinar dos dilemas e desafios na contemporaneidade em suas áreas de pesquisa.

Prazo para submissão de trabalhos:  14 de agosto de 2011.
Para realizar sua inscrição, clique aqui.
Maiores informações na primeira circular ou no site do evento.

0 comentários: