Sexto Congresso LatinoAmericano de Objetos de Aprendizagem e Informática na Educação (LACLO 2011)

Os países latino-americanos possuem uma necessidade urgente de partilhar, dar-se as mãos e crescer juntos em todos os aspectos, mas sobretudo para aumentar o nível educacional de nosso povo. Daí a necessidade de manter, em nosso contexto, uma discussão ativa que nos permita compartilhar a riqueza de nossas pesquisas e  visões de objetos de aprendizagem e outras tecnologias para a educação, a fim de construir uma visão comum que nos permita fazer uso eficaz desses instrumentos para a educação de nosso povo.

A partir desta necessidade, a Escola Superior Politécnica do Litoral (ESPOL) organizou no ano de 2006, em Guayaquil – Equador,  a primeira Conferencia Latinoamericana de Objetos de Aprendizagem. A partir de então formou-se a Comunidade Latinoamericana de Objetos de Aprendizagem (LACLO) que tem organizado anualmente este congresso em diversos países da região (Santiago, Chile-2007; Aguascalientes, México-2008; Mérida, México-2009; São Paulo, Brasil-2010).

O tema do evento foi se expandindo para além da tecnologia de objetos de aprendizagem, abrangendo todo o espectro de tecnologias de informação e comunicação para apoiar e melhorar o ensino e aprendizagem, o que levou a uma discussão dentro Comunidade sobre a necessidade e a conveniência da adoção de um novo nome, renomeando-a para Conferência Latino-Americana de Objetos de Aprendizagem e Tecnologia da Informação na Educação, mantendo porém a sigla LACLO.

Este ano, a Universidade da República, no Uruguai, coordena os trabalhos da Sexta Conferência Latino-Americana de Objetos de Aprendizagem e Informática na Educação (LACLO 2011), a se realizar de 11-14 outubro na bela cidade de Montevidéu, Uruguai. O evento visa contribuir para a criação de espaços que estimulem uma maior comunicação entre os campos educacional e tecnológico e incidirá em dois aspectos principais: primeiro, a recuperação das experiências de pesquisas educacionais que permitam uma melhor compreensão da uso e impacto das tecnologias na prática educativa está localizado; o segundo, conhecer os verdadeiros problemas da educação na região para construir soluções tecnológicas e eficazes.

DATAS IMPORTANTES
Envio de artigos: 15 de junio, 2011
Propostas de oficinas: 15 de junio, 2011
Propostas de tutoriais: 15 de junio, 2011
Envio de objetos para o Concurso de objetos de aprendizagem: 04 julho de 2011
Notificação de aceitação aos autores de artigos: 04 de julho de 2011
Notificação de aceitação de oficinas e tutoriais: 04 de julho de 2011
Notificação de finalistas do Concurso de objetos de aprendizagem: 01 de agosto de 2011
Data de envio da versão final de artigos, oficinas e tutoriais : 01 de agosto de 2011
Inscrição antecipada (autores) : 05 de setembro de 2011
Conferência: 11 a 14 de outubro de 2011

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: