Formação continuada de professores da educação especial e da educação comum: a via da educação inclusiva

A Educação Especial vem passando por grandes mudanças no país a partir do desenvolvimento das políticas públicas de Educação Inclusiva. Recentemente a Secretaria de Educação Especial foi extinta e absorvida por outras secretarias. Torna-se necessário, portanto, discutir, mais detidamente, estar transformações e o seu impacto nas redes públicas e privadas, principalmente em relação à prática dos professores de sala de aula.

Em linhas gerais, esse evento destina-se a atualizar os professores tanto da Educação Especial quanto da Educação Comum a respeito das principais discussões relativas aos processos de políticas públicas e seus efeitos nas instituições públicas e privadas. Para isso, partiremos, inicialmente, das discussões havidas em outros países. Para tanto serão trazidos os seguintes professores estrangeiros:

Professor Emérito Eric Plaisance - Universidade de Paris V;
Professora Lucia de Anna - Presidente dda Faculdade de Ciência Motora, Delegada Reitora para Assuntos de Deficiência e Delegada Reitora para Relações Internacionais de Roma IV;
Psicóloga e psicanalista Maria Eugênia Nabuco (que trabalha com crianças autistas e professores da rede pública francesa)

Farão parte do evento os professores Ida Litchtig, Leny Magalhães Mrech, Rinaldo Voltolini, Rosângela Prieto e Shirley Silva que trarão as discussões específicas relativas as políticas públicas brasileiras e o enfoque psicanalítico.

Por último, teremos a apresentação dos trabalhos dos professores da rede pública e privada, possibilitando inferir como eles tem trabalhado com os conteúdos de sala de aula. Tais trabalhos virão das comunicações orais (trabalhos) que serão apresentados ao evento.

Período/Local/Horário: 16 e 17 de dezembro de 2011, no Auditório da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Maiores informações no site da Faculdade de Educação da USP.

0 comentários: