III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações & I Simpósio Internacional de Educação a Distância

O III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) teve início no ano de 2003 a partir de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API) na FCT/UNESP. Sua proposta é viabilizar o diálogo sobre a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva considerando a diversidade humana e a valorização das diferenças.

Nos últimos anos o Brasil vêm conquistando um lugar de destaque por causa das mudanças estruturais que se pretendem para a efetiva inclusão escolar de Pessoas com Deficiência. Os destacados avanços e conquistas são frutos dos esforços do Ministério da Educação (MEC), dos agentes do sistema educacional, da comunidade acadêmica e em geral, os quais têm estabelecido vínculos importantes com a sociedade para esse processo de constituição de um arcabouço político fundamentado na perspectiva da Educação Inclusiva.

O I Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) tem como premissa a formação de educadores e o processo de ensino e aprendizagem, em todos os níveis e modalidades de ensino. Busca ressignificar a Educação a partir de um novo modelo de comunicação que fundamenta e instrumentaliza as estratégias didáticas vigentes. A EaD possibilita a redução de barreiras espaciais e temporais, oferece material didático interativo, estimula a realização de operações intelectuais complexas, além de potencializar a articulação de conhecimentos anteriores com a experiência pessoal. Este processo passa a ser fundamentado na interação via ambientes virtuais de aprendizagem, entre professores, tutores, alunos e a instituição de ensino mediados pelo uso das tecnologias digitais.

O tema “Formação de Educadores, Educação a Distância e Tecnologias Digitais: desafios para a construção de uma escola inclusiva” proposto para os eventos concomitantes simboliza a oportunidade de refletir sobre as temáticas, construir conhecimento, favorecer o debate e socializar experiências escolares e acadêmicas no âmbito da Escola Inclusiva, da Educação a Distância e Formação de Professores. 
Como resultado destaca-se ainda, a contribuição para a formação continuada de um número expressivo de profissionais e alunos os quais serão multiplicadores de uma educação a distância de qualidade e participarão da construção e da consolidação de redes formais e informais voltadas ao desenvolvimento dessa modalidade de ensino.

O III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) e o I Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD) são eventos promovidos pelo Centro de Promoção para a Inclusão Digital, Educacional e Social (CPIDES). Os eventos serão realizados concomitantemente no período de 7 a 9 de novembro de 2011, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente/SP.

DATAS IMPORTANTES
Data final para submissão de Trabalhos: até 10 de outubro de 2011
Informação de correções de trabalhos: de 15 a 20 de outubro de 2011
Data final para o envio do trabalhos corrigidos: 25 de outubro de 2011
Data final para submissão de Oficinas: 15 de outubro de 2011
Resultado final das Oficinas aprovadas: 25 de outubro de 2011
Inscrição nas Oficinas: de 25 de outubro de a 04 de novembro de 2011

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: