SIMPÓSIO INTERNACIONAL LINGUAGENS E CULTURAS


SIMPÓSIO INTERNACIONAL LINGUAGENS E CULTURAS:
HOMENAGEM AOS 40 ANOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA, LITERATURA E INGLÊS DA UFSC
de 4 a 7 de outubro de 2011
Florianópolis, SC, Brasil

Neste ano de 2011, os Programas de Pós-Graduação em Linguística (PPGLg), Literatura (PPGL) e Inglês (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) completam quarenta anos de existência. Em 1971, em uma iniciativa pioneira no país, a UFSC criou o curso de Pós-Graduação em Letras, em nível de mestrado, com três áreas de concentração: Literatura Brasileira, Lingüística e Inglês. Essas três áreas, que sempre funcionaram com autonomia, administradas por três coordenadores independentes, ganharam autonomia plena, em 1983, ao se tornarem programas próprios, por ocasião do recredenciamento do curso, atendendo a recomendação da comissão avaliadora da CAPES.

Tendo essa breve retrospectiva como pano de fundo, o PPGLg, o PPGI e o PPGL estão organizando um congresso internacional,  reunindo pesquisadores de destaque da área de letras/linguística que contribuíram com a história desses programas.

O objetivo deste evento é produzir reflexão sobre a história dos estudos da linguagem no Brasil e na região, além de evidenciar o trabalho realizado pelos pesquisadores desses Programas de Pós-Graduação nos últimos 40 anos, assim como as suas parcerias científicas em convênios e projetos interinstituicionais, nacionais e internacionais. O intuito é debater questões seminais da área por intermédio de mesas-redondas e grupos de trabalho. Nesse sentido, o evento pretende:
Congregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em trabalhos nas diferentes áreas/linhas de pesquisa dos PPGLg, PGLe PPGI, bem como docentes e discentes que participaram desses Programas;
  • Possibilitar a apresentação de um esboço panorâmico de questões teóricas e aplicadas relacionadas às diferentes áreas dos Programas ao longo de sua história até os dias atuais;
  • Propiciar o debate acadêmico em torno das temáticas relativas às linhas de pesquisa vigentes nos Programas;
  • Oportunizar a discussão de questões relevantes para a construção de agendas científicas pelas diferentes áreas/linhas de pesquisa.
Contato
E-mail: pos40anos@cce.ufsc.br
Site: http://pos40anos.cce.ufsc.br/

0 comentários: