2° Seminário Internacional Argumentação na Escola

O evento é uma promoção do Núcleo de Pesquisa da Argumentação (NupArg) da Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva/UFPE. Será realizado durante os dias 21-23 de novembro de 2011, na cidade de Recife, no Auditório do 3° andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE.

O Seminário focalizará inserções possíveis da argumentação em sala de aula a partir de três eixos:
  • Argumentação como recurso de mediação no ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares;
  • Argumentação como atividade crítica no desenvolvimento do pensamento reflexivo;
  • Argumentação em gêneros escritos.
Para discutir esses temas, o NupArg trará ao Brasil/UFPE os Profs. Claudio Fuentes (Diretor do Centro de Estúdios de la Argumentación y el Razonamiento (CEAR) e Paulina Chávez, ambos docentes da Escuela de Psicología da Universidad Diego Portales, Santiago do Chile, com vasta experiência no trabalho com a argumentação entre estudantes dos níveis fundamental e superior .  Do 2° Seminário participarão ainda como docentes convidados: Airton Pretini (Escola Castanheira, São Paulo), Fábio Delano Carneiro, Maria Regina Passos, André Magalhães (Educadora 7 de Setembro, Fortaleza), Mônica Osório (Psicologia, FACHO) e Telma Leal (Educação/UFPE).

O Seminário tem como público-alvo professores, pesquisadores e estudantes de áreas voltadas para educação, embora dele possam participar quaisquer pessoas interessadas no tema. Será organizado na forma de palestras (abertura e encerramento) e minicursos, os quais focalizarão diferentes possibilidades de trabalho com a argumentação em ambientes de ensino-aprendizagem.


Veja a programação aqui.

Maiores informações no site do NupArg.

0 comentários: