XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
A escola, como instituição social, cumpre uma
função que lhe é específica, qual seja, a de assegurar a formação educativa
escolar para todas as crianças, jovens e adultos do país. Sua trajetória mostra
conquistas, como a ampliação do atendimento a quase todas as crianças em idade
escolar, ao mesmo tempo em que evidencia enormes problemas, como a sonegação do
ensino público, com qualidade, para boa parte da população que nela está
inserida.
As políticas educacionais implementadas nos
últimos vinte anos acabaram por impor às escolas um excessivo controle, que tem
dificultado sua organização a partir de projetos político-pedagógicos próprios
e emanados do trabalho coletivo de sua comunidade. Em decorrência, estão
perdendo a possibilidade de se recriar frente às novas demandas sociais,
padecendo com a imposição curricular praticada em várias redes de ensino, com
as múltiplas avaliações externas (que privilegiam resultados em detrimento de
processos educacionais), com a precarização e intensificação do trabalho dos
professores, entre outros aspectos. Toda essa situação caminha no sentido do
esmagamento de possíveis projetos institucionais e pedagógicos com identidade
própria, causando o empobrecimento das práticas docentes e a deterioração da
qualidade da formação disponibilizada aos alunos.
A escola pública pede socorro!
Nós educadores que ainda acreditamos numa
sociedade que se torne justa e solidária pela socialização e partilha de
saberes, de conhecimentos e de valores, estamos convocados a responder a
esse grito de alerta. Nunca é demais perguntar: que sociedade queremos para os
brasileiros das gerações futuras? Sem medo de pieguice, podemos afirmar que
essa sociedade está sendo tecida nos espaços/tempos da escola pública!
É por isso que o momento atual requer o
compromisso de todos os setores da sociedade, principalmente o dos educadores,
em favor da escola pública, criando possibilidades para o enfrentamento de seus
problemas, de modo a fazer cumprir sua função social de assegurar aprendizagens
enriquecedoras a todos os alunos, ampliando a perspectiva de direitos,
garantida no plano legal.
O XVI ENDIPE coloca em destaque essa
problemática e convoca os educadores para refletirem, a partir dos retratos da
nossa escola, sobre o que nos cabe como docentes, bem como o que se impõe à
Didática e às Práticas de Ensino das diferentes áreas do conhecimento e o que
pode se renovar por meio de nossas ações.
Eixos Temáticos
- Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula;
- Políticas de Formação Inicial e Continuada de professores;
- Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações, análises e proposições
Período de inscrição de
trabalhos
- De 05 de dezembro de 2011 até 29 de fevereiro de 2012
Maiores informações no site do Encontro.
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