SENAL 2012

Um dos grandes desafios da escola, no século XXI, é o de trabalhar pedagogicamente textos orais e escritos em diferentes linguagens. Muitos alunos sentem dificuldades de compreender os discursos produzidos, não se constituindo, de fato, em leitores e produtores de textos das diferentes mídias que circulam socialmente. Em muitas situações de ensino, evidencia-se a supremacia da escrita sobre a oralidade, apagando relações profundas que há entre as duas modalidades.

A maior parte do tempo, a escola investe no domínio da escrita, dando pouca ênfase ao trabalho com a oralidade. Podemos nos questionar, então, de que maneira o trabalho com a oralidade vem sendo realizado na escola? Qual o papel da oralidade no desenvolvimento da escrita e a escrita no desenvolvimento da oralidade? Em que medida as representações formuladas no discurso escrito e no discurso oral são refletidas nas dinâmicas escolares?

Diante destes questionamentos, a temática deste ano irá explorar a relação oralidade e escrita a partir da visão de produção de texto assumida por perspectivas tradicionais e contemporâneas. [...] Neste sentido, propomos como tema central do II SENAL reflexões sobre a relação oralidade e letramento e sua interferência no ensino da língua materna.

O evento acontecerá de 9 a 12 de maio de 2012, na Universidade Federal do Sergipe, na cidade de Itabaiana.

Clique aqui para conhecer a programação do evento.

Para submeter trabalhos ao II SENAL é preciso preencher a ficha de inscrição no site do evento e ter em mão o recibo de pagamento da inscrição. No caso de texto em co-autoria, os dois proponentes devem estar inscritos no evento. A submissão de propostas de comunicação ocorrerá impreterivelmente até 10 de abril de 2012.

Só serão aceitos os artigos que estiverem de acordo com as normas da ABNT e serem pertinentes a discussões propostas para os seguintes GTs:
GT 1: Oralidade e escrita
GT 2: Alfabetização e Sociolinguística
GT 3: Alfabetização, Letramento e Libras
GT 4: Letramento e Literatura Infantil
GT 5: Processos cognitivos no ensino da leitura e da escrita
GT 6: Letramento e Educação de Jovens e Adultos
GT 7: Linguagem, alfabetização e ciência
GT 8: Letramento e Análise do Discurso
GT 9: Cultura e oralidade em Paulo Freire
GT 10: Contribuições da Linguística Textual para a Leitura e a escrita
GT 11: Gêneros textuais e produção de textos nas séries iniciais
GT 12: Letramento em diferentes mídias
GT 13: Letramento e Educação Infantil
GT 14: Geografia e práticas educativas
GT 15: Acessibilidade, leitura e escrita
GT 16: A matemática e o saber escolar
GT 17: Alfabetização e Educação para as Relações Etnicorraciais e de Gênero
GT 18 – Alfabetização e Políticas Públicas em Educação
GT 19: A formação do professor, memória e narrativa

Maiores informações no site do Seminário.

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