CHAMADAS PARA PUBLICAÇÃO - Parte 60

Publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), de responsabilidade do Projeto de Pesquisa Leitura em Rede (IFRS; PROBITI/FAPERGS). Seu propósito é divulgar a produção científica de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação profissional, em suas relações com a ciência e a tecnologia. Publica artigos, resenhas, entrevistas, entre outras contribuições acadêmicas, em Português, Inglês e Espanhol. Sua periodicidade é semestral.

VOLUME 1, NÚMERO 1 (2012)
Dossiê: Mídias e educação
Organizadoras: Profa. Dra. Silvia Castro Bertagnolli e Profa. Dra. Cimara Valim de Melo
Sinopse: O mundo contemporâneo mudou seus rumos com a expansão das tecnologias midiáticas, que redimensionaram os modos de ler e (re)escrever a realidade. No contexto educacional dos séculos XX e XXI, as mídias – ou os media – constituíram-se como canais de comunicação essenciais à reconfiguração de tempos, espaços e linguagens em interação. Os meios de comunicação audiovisuais, unidos às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), tornaram-se pontes entre educandos, educadores, ambientes educativos e processos de ensino e aprendizagem. As infinitas conexões entre mídias e educação, estabelecidas nesse grande tear de saberes que forma a contemporaneidade, compõem o tema do Dossiê “Mídias e educação”, responsável por dar início às publicações da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia.
Prazo final para submissão: 20 de março de 2012
Previsão de publicação: maio de 2012


VOLUME 1, NÚMERO 2 (2012)
Dossiê: Saberes e fazeres da educação profissional
Organizadores: Prof. Dr. Mariano Nicolao e Prof. Dr. José Palazzo Moreira de Oliveira
Sinopse: Dentro da nova realidade de crescimento tecnológico que leva o Brasil ser uma potência mundial, é necessário um grande esforço na educação profissional – elemento essencial para conquistarmos a posição de país rico e desenvolvido, pois não há nenhuma nação nessa categoria sem uma economia poderosa e competitiva. Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996, complementada pelos Decretos nº 2208, de 17 de abril de 1997 e nº  5154, de 23 de julho de 2004, a educação profissional  contempla as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia, através de cursos voltados aos níveis básico, técnico e tecnológico. A partir do exposto, o objetivo deste número da #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia é receber para publicação artigos relacionados à educação profissional, resultantes de estudos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área.
Prazo final para submissão: 31 de agosto de 2012
Previsão de publicação: novembro de 2012

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Publicação do Programa Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. A revista tem como objetivo promover e divulgar pesquisas no campo dos estudos de língua portuguesa, literatura e ensino de língua e literatura. Semestralmente, reúne artigos, resenhas de professores e pesquisadores, incluindo alunos de pós-graduação vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais.

NÚMERO 25, VOLUME 1
Tema: Língua e identidade: caminhos de cultura
Discussões específicas em torno de questões da língua, linguagem e identidade, centradas nas várias perspectivas teórico-análiticas e relações com aspectos interculturais.
Os artigos devem ser enviados exclusivamente por e-mail ao endereço ldagua@usp.br
Prazo limite para entrega dos originais: 1º de março de 2012

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Publicação eletrônica do Grupo de Pesquisa FALE (Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino), localizado na Faculdade de Educação da UFJF, destinada a professores e pesquisadores da área de Linguagem. A revista, de circulação semestral, pretende ser um veículo de divulgação de relatos de experiência e práticas bem sucedidas desenvolvidas em diversas instituições de ensino, contribuindo com a troca de experiências entre professores na área de Educação e Linguagem.

VOLUME 2, NÚMERO 2
Os trabalhos serão aceitos até 31 de março de 2012.

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