Fórum Permanente de Educação, Linguagem e Surdez
Tema: Língua, sujeito e linguagem.
Objetivo: Redirecionar e discutir questões em torno de linguagem e escola, linguagem e aprendizagem, segunda língua (L2) como linguagem socialmente compartilhada, assim também privilegiando abordagens voltadas para a L2 escrita no letramento de sujeitos surdos.
Objetivo: Redirecionar e discutir questões em torno de linguagem e escola, linguagem e aprendizagem, segunda língua (L2) como linguagem socialmente compartilhada, assim também privilegiando abordagens voltadas para a L2 escrita no letramento de sujeitos surdos.
Período: 14 de março a 7 de novembro de 2012.
Local: Instituto Nacional de Educação dos Surdos (Rua das Laranjeiras, 232 - Laranjeiras – 2º andar – Rio de Janeiro – RJ)
PROGRAMAÇÃO
14/03 - Manhã
BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palestrante: Tanya Amara Felipe
Doutora em Linguística (UFRJ/University of Rochester). Professora Titular da UPE. Coordenadora do GP Libras da FENEIS – CELES
Mediadora: Wilma Favorito
BILINGUISMO E EDUCAÇÃO BILÍNGUE: QUESTÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palestrante: Tanya Amara Felipe
Doutora em Linguística (UFRJ/University of Rochester). Professora Titular da UPE. Coordenadora do GP Libras da FENEIS – CELES
Mediadora: Wilma Favorito
11/04 - Tarde
TRABALHO TERAPÊUTICO E EDUCACIONAL COM CRIANÇAS IMPLANTADAS: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E OFICINA DE LEITURA E ESCRITA
Palestrantes: Kátia Fugiwara de Oliveira
Psicopedagoga. Pedagoga do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (CEDAU) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (hrac-usp) – Bauru – SP
Andrea Gandolfi Berro
Psicopedagoga. Pedagoga do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (CEDAU) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (hrac-usp) – Bauru – SP
Mediadora: Mônica A. de Carvalho Campello
TRABALHO TERAPÊUTICO E EDUCACIONAL COM CRIANÇAS IMPLANTADAS: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ORAL E OFICINA DE LEITURA E ESCRITA
Palestrantes: Kátia Fugiwara de Oliveira
Psicopedagoga. Pedagoga do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (CEDAU) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (hrac-usp) – Bauru – SP
Andrea Gandolfi Berro
Psicopedagoga. Pedagoga do Centro Educacional do Deficiente Auditivo (CEDAU) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (hrac-usp) – Bauru – SP
Mediadora: Mônica A. de Carvalho Campello
09/05 - Manhã
A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FAMILIAR: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PARA SURDOS RIO BRANCO-SP.
Palestrante: Sabine Antonialli Arena Vergamini
Fonoaudióloga. Psicopedagoga. Diretora da unidade socioeducacional do centro de Educação para Surdos Rio Branco-SP
Mediadora: Rita Nacajima Pinto
A EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CONTEXTO EDUCACIONAL E FAMILIAR: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PARA SURDOS RIO BRANCO-SP.
Palestrante: Sabine Antonialli Arena Vergamini
Fonoaudióloga. Psicopedagoga. Diretora da unidade socioeducacional do centro de Educação para Surdos Rio Branco-SP
Mediadora: Rita Nacajima Pinto
13/06 - Tarde
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
Palestrante: Gisele Maciel Monteiro Rangel
Mestre em Educação - Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Professora de Geografia e Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Rio Grande
Mediadora: Alex Curione de Barros
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
Palestrante: Gisele Maciel Monteiro Rangel
Mestre em Educação - Universidade Federal de Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Professora de Geografia e Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Rio Grande
Mediadora: Alex Curione de Barros
14/07 - Manhã
HIBRIDISMO E LINGUAGEM: O INEVITÁVEL DIÁLOGO ENTRE LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA NO DISCURSO DO SUJEITO SURDO.
Palestrante: Terezinha de Jesus Machado Maher
Doutora em Linguística - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente e pesquisadora do Departamento de Linguística Aplicada da UNICAMP. Coordenadora do Curso de Letras do Instituto do Ensino de Estudos da Linguagem IEL/UNICAMP)
Mediadora: Elaine da Rocha Baptista
HIBRIDISMO E LINGUAGEM: O INEVITÁVEL DIÁLOGO ENTRE LIBRAS E A LÍNGUA PORTUGUESA NO DISCURSO DO SUJEITO SURDO.
Palestrante: Terezinha de Jesus Machado Maher
Doutora em Linguística - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente e pesquisadora do Departamento de Linguística Aplicada da UNICAMP. Coordenadora do Curso de Letras do Instituto do Ensino de Estudos da Linguagem IEL/UNICAMP)
Mediadora: Elaine da Rocha Baptista
08/08 - Tarde
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: DESAFIOS PARA INCLUSÃO CURRICULAR NAS ESCOLAS REGULARES
Palestrante: Simone Gonçalves de Lima da Silva
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
Mediador: Valdo Ribeiro da Nobrega
LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: DESAFIOS PARA INCLUSÃO CURRICULAR NAS ESCOLAS REGULARES
Palestrante: Simone Gonçalves de Lima da Silva
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Libras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.
Mediador: Valdo Ribeiro da Nobrega
10/10 - Manhã
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS.
Palestrante: Sueli Fernandes
Doutora em Letras - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do setor de Educação da UFPR. Coordenadora do Curso de Graduação em Letras/Libras da UFPR.
Mediadora: Joyce Lys S. Nogueira de Sá
PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS.
Palestrante: Sueli Fernandes
Doutora em Letras - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora do setor de Educação da UFPR. Coordenadora do Curso de Graduação em Letras/Libras da UFPR.
Mediadora: Joyce Lys S. Nogueira de Sá
07/11 - Tarde
USO E TÉCNICAS DE CLASSIFICADORES NO ENSINO DA SALA DE AULA INCLUSIVA.
Palestrante: Ana Regina Campello
Doutora em Educação-Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Professora Adjunto da UFSC na disciplina Ensino de Língua: LSB.
Mediador: Humberto Gripp
USO E TÉCNICAS DE CLASSIFICADORES NO ENSINO DA SALA DE AULA INCLUSIVA.
Palestrante: Ana Regina Campello
Doutora em Educação-Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Professora Adjunto da UFSC na disciplina Ensino de Língua: LSB.
Mediador: Humberto Gripp
Maiores informações no site do Fórum.
0 comentários:
Postar um comentário