Seminários e Webseminários do NIG/UFPE
O Núcleo de Investigações sobre Gêneros Textuais (NIG), criado em maio de 2010, certificado pela UFPE em maio de 2011, coordenado por Angela Paiva Dionisio (Letras/UFPE) e Leila Janot de Vasconcelos (Psicologia/FPS), possui duas linhas de pesquisa, que são “Teorias de Gênero” e “Multimodalidade e Neuropsicologia”.
A primeira tem por objetivo maior a investigação de estudos de gêneros textuais nas áreas da linguística e da teoria literatura, observando práticas sociais permeadas por gêneros orais e escritos, em contextos sociocomunicativos diversos e em épocas diversas.
Já a segunda linha de pesquisa -Multimodalidade e Neuropsicologia - está voltada para pesquisas que investiguem os arranjos das formas verbais (texto impresso ou falado) e pictoriais (gráficos estáticos ou dinâmicos) dos textos e as possíveis implicações neuropsicológicas que tais arranjos podem provocar em situações de aprendizagem; buscando ainda investigar as relações entre as possibilidades (affordances) tecnológicas e a construção de identidade.
Conheça a programação dos seminários e webseminários do Núcleo para 2012:
23/03 - Agrupamento de Gêneros
Palestrante: Benedito Bezerra
7/04 - As configurações genéricas do videoclipe
Palestrante: Leonardo Mozdzenski
25/05 - Multimodalidade, Multimídia: quem se preocupa com elas?
Palestrante: Angela Dionisio
15/06 - Os Gêneros Textuais e o Agir Cognitivo
Palestrante: Karina Falcone
23/08 - Os gêneros, suas epistemologias, suas hermenêuticas e suas migrações e O gênero épico contemporâneo à luz das teorias românticas
Palestrante: Anco Márcio Tenório Vieira e André de Senna
28/09 - Reflexões sobre os gêneros didáticos e os gêneros didatizados
Palestrante: Beth Marcuschi
18/10 - Noções de Gênero e Texto na ISD
Palestrante: Maria Antónia Coutinho
22/11 - Quadrinhos, gênero e linguagem
Palestrante: Márcia Mendonça
14/12 - Práticas de letramento na escola: dinamismo, produção e circulação dos gêneros
Palestrante: Clécio Bunzen
Maiores informações no site do Núcleo.
0 comentários:
Postar um comentário