CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 65

Publicação semestral do Curso de Letras - Graduação e Programa de Pós-Graduação - do Centro Universitário Ritter dos Reis, a Revista comporta artigos científicos de pesquisadores doutores nas áreas de língua portuguesa, linguística, línguas estrangeiras e literatura. Além de acolher de modo amplo o conhecimento produzido na área de Letras, a Revista encoraja abordagens inter e multidisciplinares que contribuam com reflexões sobre a linguagem - em suas diversas manifestações e como fator de aprendizagem, identidade, conhecimento, interação, produção estética e cultural - sem restrições de enfoques teóricos e metodológicos.

NÚMERO 18
DOSSIÊ LEITURA: DIMENSÕES SOCIAIS, CULTURAIS E POLÍTICAS DE UM CONCEITO
Prazo para submissão: 30 de maio de 2012

Organização: Prof. Dr. Rejane Pivetta de Oliveira (UniRitter); Prof. Dr. Regina Zilberman (UFRGS); Prof. Dr. João Cláudio Arendt (UCS)

A leitura situa-se na interface de diferentes campos epistemológicos e corresponde, de modo amplo, às relações do sujeito com a realidade. Tanto como aprendizado da escrita, próprio da esfera letrada, como interação com os significados dos objetos e acontecimentos que participam da experiência humana, a leitura supõe a presença de uma linguagem, por meio da qual se estabelecem modos de interação com o mundo, com o outro. Muito mais do que a simples decodificação de signos, ou um meio para a obtenção de informações e conhecimentos técnicos, a leitura é uma condição para se habitar o mundo, necessária para orientarmos e darmos sentido a nossas ideias e ações. Assim, a edição n. 18 de Nonada propõe, em seu dossiê, a discussão sobre a leitura como um ato de interação com o mundo, no qual estão implicados diversos fatores de mediação, de ordem social, cultural e política, determinantes não apenas para as concepções de leitura, como também para o alcance e os efeitos de suas práticas na sociedade.

Seção Geral: artigos que tratem de temas de interesse nas áreas de língua portuguesa, linguística, línguas e literaturas estrangeiras, literaturas brasileira, portuguesa e africanas. A parte Geral comporta também Resenhas e Traduções


NÚMERO 19
DOSSIÊ: HOMENAGEM A SIMÕES LOPES NETO
Prazo para submissão: 30 de agosto de 2012

Organização: Regina da Costa da Silveira (UniRitter – Porto Alegre); Alicia Lidia Sisca (Universidad Del Salvador – Buenos Aires); Lisana Bertussi (UCS – Caxias do Sul).

A Edição nº 19, 2012/2, de Nonada Letras em Revista, acolhe artigos para o Dossiê que resultem de pesquisas ou de práticas de leitura sobre a obra de João Simões Lopes Neto (1865-1916), no ano em que se comemora o centenário de Contos Gauchescos (1912), e que precede os cem anos da publicação de Lendas do Sul (1913).

Seção Geral: artigos que tratem de temas de interesse nas áreas de língua portuguesa, linguística, línguas e literaturas estrangeiras, literaturas brasileira, portuguesa e africanas. A parte Geral comporta também Resenhas e Traduções.

Conheça as normas para publicação.
Maiores informações no site da Revista.



Publicação do Curso de Letras da UFTM. Com periodicidade semestral, publica artigos inéditos das áreas de Estudos Linguísticos e Literários.

NÚMERO 1, ANO 2012
ÁREA: Estudos Linguísticos e Estudos Literários (atemático).
O prazo para encaminhamento dos textos é 30 de maio de 2012.

NÚMERO 2, ANO 2012
ÁREA: Estudos Linguísticos e Estudos Literários (atemático).
O prazo para encaminhamento dos textos é 15 de outubro de 2012.

Conheça as normas para publicação.
Maiores informações no site da Revista.

0 comentários: