CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 67
Polyphonía
Periódico de
publicação semestral do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae)
da Universidade Federal de Goiás, cujo propósito é promover a discussão
acadêmica sobre o Ensino na Educação Básica. Sua configuração contempla
artigos, relatos de experiências e resenhas que abordem, a partir das diversas
áreas de conhecimento, os saberes e as práticas escolares, os processos de
ensino-aprendizagem e a formação de professores. A Revista encontra-se
organizada em seções que contemplam um dossiê composto de trabalhos que
discutem determinado tema relevante para a área da educação, um conjunto diversificado
de artigos e relatos de experiência, entrevistas, resenhas de livros e resumos
de trabalhos acadêmicos.
VOLUME 22, NÚMERO 2
Tema: Diversidade na escola
Ementário: Constitui um desdobramento do volume
anterior, que trata da questão da “inclusão escolar”. Dentre as inúmeras abordagens
ao se confrontarem os temas “inclusão” e “diversidade”, uma é discutir se a
diversidade, seja ela social, racial, étnica, cultural, sexual, linguística,
religiosa está efetivamente contemplada como questão escolar, ou seja, no
âmbito das práticas pedagógicas. Além disso, podem ser problematizados os
desafios atuais que envolvem a diversidade (e também a alteridade, a
heterogeneidade, a singularidade) e as políticas educacionais, a formação de
professores, o currículo, os materiais didáticos, as experiências de sucesso
e/ou fracasso em sala de aula etc.
VOLUME 23, NÚMERO 1
Tema: Avaliação escolar
Ementário: Tem como propósito mobilizar a discussão
sobre o processo
avaliativo escolar. Como mecanismo
de julgamento não só do aluno, mas também do professor e da escola, a avaliação
tem a função de balizar as ações pedagógicas, ou seja, nortear o trabalho
docente na medida em que aponta para possíveis falhas ou lacunas do processo de
ensino-aprendizagem. Inúmeras pesquisas têm indicado a complexidade desse
objeto, em razão de se tratar de um processo dinâmico e de difícil apreensão,
mas, por isso mesmo, a avaliação não pode se ausentar do debate, especialmente
se problematizada da perspectiva de sua relação com práticas cotidianas
extra-escolares que têm determinado o sujeito escolar.
Prazo para envio
dos textos: até 31 de maio de 2012.
Os textos deverão ser enviados
para o e-mail polyphonia.ufg@gmail.com
Conheças as normas de publicação.
Maiores informações no site do Centro.
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