CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 67

Polyphonía

Periódico de publicação semestral do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) da Universidade Federal de Goiás, cujo propósito é promover a discussão acadêmica sobre o Ensino na Educação Básica. Sua configuração contempla artigos, relatos de experiências e resenhas que abordem, a partir das diversas áreas de conhecimento, os saberes e as práticas escolares, os processos de ensino-aprendizagem e a formação de professores. A Revista encontra-se organizada em seções que contemplam um dossiê composto de trabalhos que discutem determinado tema relevante para a área da educação, um conjunto diversificado de artigos e relatos de experiência, entrevistas, resenhas de livros e resumos de trabalhos acadêmicos.

VOLUME 22, NÚMERO 2
Tema: Diversidade na escola
Ementário: Constitui um desdobramento do volume anterior, que trata da questão da “inclusão escolar”. Dentre as inúmeras abordagens ao se confrontarem os temas “inclusão” e “diversidade”, uma é discutir se a diversidade, seja ela social, racial, étnica, cultural, sexual, linguística, religiosa está efetivamente contemplada como questão escolar, ou seja, no âmbito das práticas pedagógicas. Além disso, podem ser problematizados os desafios atuais que envolvem a diversidade (e também a alteridade, a heterogeneidade, a singularidade) e as políticas educacionais, a formação de professores, o currículo, os materiais didáticos, as experiências de sucesso e/ou fracasso em sala de aula etc.

VOLUME 23, NÚMERO 1
Tema: Avaliação escolar
Ementário: Tem como propósito mobilizar a discussão sobre o processo avaliativo escolar. Como mecanismo de julgamento não só do aluno, mas também do professor e da escola, a avaliação tem a função de balizar as ações pedagógicas, ou seja, nortear o trabalho docente na medida em que aponta para possíveis falhas ou lacunas do processo de ensino-aprendizagem. Inúmeras pesquisas têm indicado a complexidade desse objeto, em razão de se tratar de um processo dinâmico e de difícil apreensão, mas, por isso mesmo, a avaliação não pode se ausentar do debate, especialmente se problematizada da perspectiva de sua relação com práticas cotidianas extra-escolares que têm determinado o sujeito escolar.

Prazo para envio dos textos: até 31 de maio de 2012.
Os textos deverão ser enviados para o e-mail polyphonia.ufg@gmail.com

Conheças as normas de publicação.
Maiores informações no site do Centro.

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