I ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL E DA ATIVIDADE: O RESGATE DO DIÁLOGO

Promoção do Grupo de Pesquisa “A perspectiva sócio-histórico-cultural e da atividade e o ensino-aprendizagem de língua estrangeira” (USP). Acontecerá na USP, nos dias 13 e 14 de agosto de 2012.

O objetivo é promover discussões acadêmicas aprofundadas sobre a contribuição da teoria sócio-histórico-cultural e da atividade à área de ensino-aprendizagem de línguas materna e estrangeira. No Brasil, essa perspectiva teórica possui já tradição na área da psicologia (desenvolvimento infantil, letramento), da educação (ensino de ciências, matemática, educação especial, letramento) e vem se consolidando cada vez mais na área da linguística aplicada. O encontro almeja reunir pós-graduandos e pesquisadores que estão utilizando esse arcabouço teórico para investigar e redefinir o ensino-aprendizagem de línguas e como essa investigação pode também contribuir para o desenvolvimento da teoria sócio-histórico-cultural e da atividade.

[...]

O tema escolhido para o primeiro simpósio remonta ao interesse inicial da área pela teoria sócio-histórico- cultural: a fala privada e a fala interna. Um objeto de investigação árduo mas ao mesmo tempo desafiador e fascinante que tem sido preterido pela área da linguística, da linguística aplicada e pela psicologia.

[...]

O evento aceita trabalhos cujo tema seja qualquer aspecto do ensino-aprendizagem de qualquer língua (materna ou estrangeira) que contemple a teoria sócio-histórico cultural e da atividade (em alguma de suas linhas) em algum aspecto (coleta de dados, análise de dados, discussão de dados ou teórica).
O trabalho deve estar em andamento ou concluído mas espera-se que no resumo esteja clara a questão que se deseja discutir com os presentes.

Língua oficial do evento: português. Haverá tradução para as palestras em inglês

Período de Inscrição: até 18 de junho de 2012

EMAIL: fmarilia2@gmail.com

PALESTRANTES:
Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira FFLCH DLM
Prof. Dr. Peter Feigenbaum Fordham University EUA
Prof. Dr. Steve McCafferty University of Nevada at Las Vegas, EUA
Prof. Dra. Sueli Fidalgo Universidade Federal de São Paulo

Maiores informações aqui.

0 comentários: