II Seminário Nacional Linguística Aplicada e o Educador de Língua Inglesa e I Seminário Nacional Linguagem, Línguas, Escola e Ensino
Tema: Aprender na
Atividade Argumentativa: Escola, Comunidade, Universidade
29 a 31 de maio
Centro de Artes e Comunicação
– UFPE
Inscrição grátis pelo: linguagemeformacao@uol.com.br
OBJETIVO
O II Simpósio Nacional LAELI: Linguística Aplicada e o Educador de Língua Inglesa e o I Simpósio Nacional LIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino- com o tema APRENDER NA ATIVIDADE ARGUMENTATIVA ESCOLA-COMUNIDADE-UNIVERSIDADE objetivam oferecer a educadores um espaço para reflexão sobre ações escolares, comunitárias e universitárias concretas que estejam em andamento e visem uma educação como espaço de formação crítica cidadã que integre escola- comunidade- universidade de forma interdependente. Os temas discutidos possibilitam que discentes, professores, coordenadores, diretores e gestores da rede pública e particular da educação infantil, do ensino fundamental, médio e universitário possam compreender e transformar a prática pedagógica, como também desenvolver pesquisas, de forma a utilizar a linguagem para a formação de sujeitos transformativos que entendam, questionem e proponham alternativas de ações educativas à luz de constante redefinição de valores e práticas que compõem as atividades sociais nas quais os sujeitos protagonizam.
As conferências, palestras, mesas-redondas,
comunicações em pôster-instalação e os minicursos oferecidos serão um espaço
colaborativo-crítico-criativo para acadêmicos e aspirantes debaterem e
co-construírem novos conhecimentos por meio de uma aprendizagem coletiva, de um
desenvolvimento de agendas teórico-metodológicas para pesquisas nas áreas da
Linguística Aplicada e Formação de Professores que visem novos rumos para o
ensino, principalmente, nas escolas públicas brasileiras.
PÚBLICO
ALVO
- Discentes, Docentes e Pesquisadores da
Graduação e Pós-Graduação em Letras, Pedagogia, Linguística, Linguística
Aplicada, Psicologia e Educação;
- Professores, Coordenadores, Diretores e
Gestores Escolares da Educação Infantil, do Ensino Médio, Fundamental e
Universitário da Rede Pública e Privada;
EIXOS
NORTEADORES
- Argumentação e Construção do Conhecimento
em língua materna e inglesa
- Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa e
Reposicionamentos Sociais
- Formação de Professores das diferentes
áreas
- Linguística Aplicada e Transform(ações)
Escolares
- Linguística e Mundo
PROGRAMAÇÃO
29/05 (3ª feira)
7h30 Inscrição
8h Palestra I: Do Abandono Sóciodiscursivo às Ações Interdependentes entre Escola, Universidade e Comunidade –Maria Cristina Damianovic (PPG Letras UFPE -LIGUE)
8h30 Palestra II : As políticas Públicas para o Ensino de Línguas Estrangeiras em Pernambuco: a importância de uma educação bilíngue na atualidade -Rozineide Ferraz (Secretaria da Educação de PE)
9h30 Palestra III: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE): O Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado de Pernambuco- Jayme Duarte Ribeiro Filho e Rubia Oliveira (FACEPE)
10h30 Café Acadêmico com Painel I Tradução Poético-Colaborativa- Julia Larré (Letras UFPE – LIGUE)
11h Sessão de Poster-Instalação com Debatedores
12h Intervalo para almoço
13h15 Mesa Redonda I- A Formação Contínua Crítico-Colaborativa-Criativa na Educação Básica, no Ensino Médio e Fundamental -Daniela Macambira (APRENDER), Maria Regina Passos (APRENDER) e Márcia Maria Evaristo Pereira (SME- Prefeitura Municipal – Horizonte – CE)- Debatedora Cláudia Mendonça (Letras –UFPE)
14h30 Workshop I- ABA GLOBAL SCHOOL: Práticas em Educação Global -Thays Ladosky - E-Folio; Silvana Cavalcanti - Kids4 the World; Rozário Botelho - Escola Bilíngue; Danyelle Marina Silva - Global Talent
15h30 Workshop II- Ensinando Inglês para a
Vida– Annie Bittencourt (Yásigi)
16h30 Café Acadêmico Painel II- Olhos e mãos do mundo – Ângela Raposo e Julia Larré
17h30 Encerramento
30/05 (Quarta-feira)
7h30 Inscrição
8h Minicurso I Análise da argumentação na compreensão das práticas escolares - Fernanda Liberali (LAEL/PUC-SP -LACE)
10h30 Café Acadêmico com sessão de autógrafos no lançamento do livro Programa Ação Cidadã: Pesquisa e Transform(ação) de Comunidades (Liberali et al)
11h Sessão de Poster- Instalação II com Debatedores
12h Intervalo para Almoço
13h15 Conferência I Argumentação e produção
de conhecimento em contextos escolares - Fernanda Liberali (LAEL/PUC-SP – LACE)
15h Palestra IV Learning to Teach, Teaching to Learn – A Collaborative Experience at Ciências sem Fronteiras - Margareth Patápio (NLC-UFPE / NEL – Secretaria do Estado de Pernambuco - LIGUE), Eliezer Ferreira (NLC – UFPE), Mário Lindberg (NLC – UFPE) e Mauro Mendonça (NLC – UFPE)
16h15 Café Acadêmico com Painel III- APRENDER
17h30 Encerramento
31/05 (Quinta-feira)
7h30 Inscrição
8h WorkshopIII Fatiha DechichaParahyba (Letras/ UFPE) e Simone Reis (FAFIRE/ DO PPG Letras – UFPE)
9h PalestraV Mobilidade Acadêmica – Profa. Dra. Suzana Monteiro (Cooperação Internacional -UFPE) e Elizabeth (Cooperação Internacional – UNICAP)
10h-10h15 Café Cultural
10h15Mesa Redonda II. Vera Moura e discentes de Prática de Ensino I e de Metodologia I(Letras/ UFPE) Moderadora: Márcia Modesto
12h00 Intervalo para Almoço
13h15 ConferênciaII A Argumentação na Conversa Teórica, na Análise e Discussão de Dados de Pesquisa. Selma Leitão (PPG Psicologia Cognitiva/UFPE)
15h00 Café Acadêmico com Lançamento com Sessão de Autógrafos no Lançamento do Livro Argumentação na Escola: O Conhecimento em Construção
15h30 Workshop III – Coletou os Dados? E agora? Luzes Argumentativas! (NUPARG)
17h30 Encerramento
0 comentários:
Postar um comentário