VII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO DE LÍNGUAS
Você é inovador? Acompanha os passos largos
das novas tecnologias aplicadas ao ensino? Saberia nos dizer com precisão a opinião
de seus alunos sobre os seus métodos em sala de aula? Você acompanha as
mudanças exigidas pelo mercado? O que, de fato, o desafia?
O VII Seminário Nacional sobre Linguagem e
Ensino de Línguas (VII SENALE), cujo tema é “Ensino e linguagem: novos
desafios”, será realizado de 3 a 5 outubro de 2012, numa promoção do Programa
de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.
A proposta é dar continuidade ao trabalho
que tem norteado historicamente a sua realização, qual seja o de proporcionar,
além da maior interação possível entre professores dos diferentes níveis de
ensino e pesquisadores de instituições universitárias, uma reflexão sobre
problemas ligados ao ensino de língua materna e de língua estrangeira.
Sua direção é essencialmente pragmática,
propondo-se a criar condições para o debate sobre a intervenção das diferentes
teorias linguísticas no processo ensino-aprendizagem de línguas, enfrentando,
nesta nova edição, os novos desafios decorrentes das mudanças operadas pela
contemporaneidade na língua(gem). Confrontar os avanços científicos e
tecnológicos com a realidade da sala de aula poderá servir para inovar, mas
também para relativizar posições e concepções acerca da viabilidade e
aplicabilidade desses conhecimentos para o desenvolvimento das aulas de língua
materna e de línguas estrangeiras.
LINHAS
TEMÁTICAS
Aquisição de linguagem, variação e ensino: um
balanço
Dialogismo, gêneros e ensino: perspectivas
Discurso, enunciação e ensino: rumos
Ensino e novos perfis dos professores: propostas
Gênero social, linguagens e ensino: um panorama
Linguagem, cognição e ensino: novos espaços
Linguagens e letramentos: questões
Linguagem, semiótica e ensino: interfaces
Tecnologias e ensino: novas perspectivas
Variação linguística, identidades e ensino:
reflexões
Leia
a terceira circular.
Prazo
final para submissão de trabalhos: 5 de
agosto de 2012.
Maiores
informações no site do Seminário.
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