VII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGEM E ENSINO DE LÍNGUAS

Você é inovador? Acompanha os passos largos das novas tecnologias aplicadas ao ensino? Saberia nos dizer com precisão a opinião de seus alunos sobre os seus métodos em sala de aula? Você acompanha as mudanças exigidas pelo mercado? O que, de fato, o desafia?

O VII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino de Línguas (VII SENALE), cujo tema é “Ensino e linguagem: novos desafios”, será realizado de 3 a 5 outubro de 2012, numa promoção do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas.

A proposta é dar continuidade ao trabalho que tem norteado historicamente a sua realização, qual seja o de proporcionar, além da maior interação possível entre professores dos diferentes níveis de ensino e pesquisadores de instituições universitárias, uma reflexão sobre problemas ligados ao ensino de língua materna e de língua estrangeira.

Sua direção é essencialmente pragmática, propondo-se a criar condições para o debate sobre a intervenção das diferentes teorias linguísticas no processo ensino-aprendizagem de línguas, enfrentando, nesta nova edição, os novos desafios decorrentes das mudanças operadas pela contemporaneidade na língua(gem). Confrontar os avanços científicos e tecnológicos com a realidade da sala de aula poderá servir para inovar, mas também para relativizar posições e concepções acerca da viabilidade e aplicabilidade desses conhecimentos para o desenvolvimento das aulas de língua materna e de línguas estrangeiras.

LINHAS TEMÁTICAS
Aquisição de linguagem, variação e ensino: um balanço
Dialogismo, gêneros e ensino: perspectivas
Discurso, enunciação e ensino: rumos
Ensino e novos perfis dos professores: propostas
Gênero social, linguagens e ensino: um panorama
Linguagem, cognição e ensino: novos espaços
Linguagens e letramentos: questões
Linguagem, semiótica e ensino: interfaces
Tecnologias e ensino: novas perspectivas
Variação linguística, identidades e ensino: reflexões

Leia a terceira circular.

Prazo final para submissão de trabalhos: 5 de agosto de 2012.

Maiores informações no site do Seminário.

0 comentários: