II Colóquio Literatura, Linguagem e outros Saberes

O II Colóquio Literatura, Linguagem e outros Saberes é a continuação do esforço iniciado em 2010 de criar e manter em Alfenas um espaço de debates e trocas de experiências nas áreas de estudos de literatura e seus diálogos com linguística, artes plásticas, história, cinema, arqueologia e diversos outros saberes.

Como no primeiro ano, que possuía como tema os 90 anos de Clarice Lispector, este ano o colóquio terá como eixo temático “Perspectivas de Interpretação”. Somado ao espaço de comunicações e debates que se fará por meio de Grupos de Trabalhos, cada um encerrando um subtema, o colóquio terá como convidados importantes nomes no meio acadêmico brasileiro que pelas pesquisas no tema terão, sem dúvida, muito a somar aos esforços de pesquisas locais.

O evento acontecerá no período de 17 a 19 de setembro de 2012, na Universidade Federal de Alfenas.

GRUPOS DE TRABALHO
- Bens simbólicos na Antiguidade
Este grupo de trabalho pretende refletir sobre as produções culturais (língua, literatura, iconografias, religião...) buscando compreender a atribuição de sentido de cada uma destas formas utilizando-se, para isso, do arcabouço teorico-metodológico da história, filosofia, antropologia, teoria literária ou estudos culturais.

- Literatura e outros Saberes
Grupo de trabalho que acolherá os estudos de natureza teórica ou comparada realizados nainterface entre a literatura e outras formas/modalidades de conhecimento. São exemplos:  literatura e filosofia;literatura e educação; literatura e mito; literatura e outras artes etc.

- Literatura e cinema:
Este grupo de trabalho objetiva estudar, compreender e analisar as estruturas narrativas entre a literatura e o cinema, sob a perspectiva de uma abordagem literária comparativa intersemiótica entre duas formas de linguagem que se aproximam, diferenciam e possibilitam o descobrimento de novos olhares, outras leituras e suas interações básicas entre a narrativa literária e a narrativa fílmica (PEÑA-ARDID, 2009); adaptação de obras literárias para o cinema (STAM, 2008) e os conceitos de intertextualidade (SAMOYAULT, 2008); transposição /transmutações (BALOGH, 2005).

- Ensino da Leitura
Este GT tem por objetivo dar visibilidade a pesquisas e estudos voltados para o ensino da leitura em Língua Portuguesa na educação básica. Tomando a concepção de ensino de língua materna com ênfase no desenvolvimento da competência leitora do sujeito (CARVALHO, 2011) e, no bojo das considerações de língua pela perspectiva sociointeracionista (BAKTHIN, 2002), assumimos o texto como unidade privilegiada das atividades da sala de aula (GERALDI, 1997) com o nítido propósito de efetivar um ensino de língua que avance para além da tradicional dicotomia gramática versus texto (TRAVAGLIA, 2004). Nessa perspectiva, este GT privilegia trabalhos cujo foco incide sobre as estratégias para se “ensinar leitura”, “dar aulas de leitura” e construir a competência leitora dos alunos, com intuito de verificar qual abordagem teórica subjaz essas práticas.

- Literatura e Jornalismo
Este GT tem o intuito de examinar os discursos, as ideologias, a ficção, o campo de batalha e o tipo de sociedade que emergem das páginas de periódicos na formação do novo sujeito histórico. Além do mais,pretende mapear e estudar folhetins, poemas e outras produções literárias que tiveram o jornal como veículo.

DATAS IMPORTANTES
Envio de trabalhos: até 14 de agosto de 2012
Avaliação dos trabalhos submetidos: entre 15 e 17 de agosto de 2012
Divulgação dos resultados: a partir de 17 de agosto de 2012

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: