IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação

O evento visa à consolidação do Programa de pós-graduação em Educação da Unisc, consituindo-se como um espaço de discussão de temas relevantes para a educação, mediante a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito do programa assim como de pesquisadores de outras instituições, promovendo intercâmbios e debates científico e cultural.

Além disto, considerando-se que Santa Cruz do Sul é uma das cidades pólo do Vale do Rio Pardo, deve-se considerar a importância de eventos que qualifiquem os professores da região. A realização dos dois seminários sobre infância, ambos em sua 5ª edição vem ao encontro desse objetivo de atender as demandas da região e qualificar os docentes que trabalham com educação infantil bem como discutir as políticas educacionais relacionadas à infância.

Conheça a programação.

GRUPOS TEMÁTICOS
Aprendizagem, tecnologias e linguagem na educação
Estudos da aprendizagem, das tecnologias e linguagens no campo da educação. Transformações e repercussões da leitura-escrita, da experiência poética e da complexidade do par autonomia-rede na construção do conhecimento/sujeito. A aprendizagem como processo vital. Educação, imaginação, tecnologias e sentidos na invenção de si e do mundo: saber-viver.

Educação, trabalho e emancipação
Estudos sobre as relações entre trabalho e educação na perspectiva da emancipação humana e suas interfaces sociológicas e filosóficas, envolvendo o domínio da filosofia da ação e do conhecimento, bem como da história da ética e do pensamento utópico.

Identidade e diferença na educação
Estudos sobre a produção da identidade-diferença no campo da educação. Problematizações sobre currículo e poder, identidade e etnicidade e inclusão das diferenças na formação docente e nos espaços educativos.

Infancias, cultura e educação
Problematiza as abordagens em torno das concepções de infância e políticas relacionadas à formação docente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental;

As inscrições para apresentação de trabalhos acontecem até o dia 15 de agosto de 2012.
Normas para envio de trabalhos.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: