I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação

O I Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (I ENAPPE), cujo tema é Diversidade e Qualidade em Educação, está sendo lançado pelo Centro de Educação (CE) da UFRN como espaço de socialização de estudos, pesquisas e relatos de experiências e de práticas educativas, tanto na educação básica quanto no ensino superior. O evento está vinculado às ações de ensino, pesquisa, extensão e formação continuada de professores da UFRN, estabelecidas na Rede Nacional de Formação de Profissionais para a Educação Básica, do Ministério de Educação (MEC). 

Constitui-se em um evento acadêmico que objetiva possibilitar o diálogo entre os saberes produzidos em diferentes contextos pedagógicos, formais e não formais, envolvendo pesquisadores e profissionais que atuam em diferentes regiões do país. A abrangência nacional justifica-se pela forte inserção nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o estabelecimento de convênios e projetos institucionais entre pesquisadores de diferentes universidades no Brasil.

O evento congregará docentes e profissionais ligados ou interessados na área, bem como discentes de graduação e de pós-graduação, em um debate profícuo sobre temáticas educacionais contemporâneas, contribuindo para a difusão e a produção de conhecimentos na área, para a formação profissional inicial e continuada e para o fortalecimento da articulação entre educação básica e ensino superior.

Conheça a programação.

LINHAS TEMÁTICAS 
Formação docente 
Estudos e experiências que abordem processos de: formação inicial e continuada presencial e a distância; estágios de formação de professores; docência na educação infantil, em EJA, nos ensinos fundamental e médio, no ensino superior; docência na educação inclusiva e na educação do campo; histórias, narrativas e memórias sobre os processos formativos. 

Diversidade, inclusão e contextos educativos 
Estudos e experiências que abordem aspectos com ênfase: em comunidades quilombolas, indígenas, pessoas da itinerância, do campo, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros); na perspectiva étnico-racial, relações de gênero, necessidades educativas especiais e questões de risco social. 

Políticas e gestão da educação 
Estudos e experiências que abordem: as políticas para todos os níveis e modalidades; a gestão de instituições e financiamento da educação; a formação de gestores e coordenadores pedagógicos. 

Linguagens e práticas pedagógicas 
Estudos e experiências que abordem: a diversidade de linguagens e de práticas educativas em áreas de conhecimento e disciplinas, em espaços formais e não formais; os ensinos, as didáticas, o currículo, a alfabetização, as tecnologias da informação e comunicação. 

Fundamentos da educação 
Estudos e experiências que abordem a filosofia, a história, a antropologia, a sociologia e a psicologia da educação, as relações de complexidade e a produção de conhecimento na contemporaneidade.

Prazo para submissão de trabalhos: até 10 de setembro de 2012.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: