O I
Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação (I ENAPPE), cujo
tema é Diversidade e Qualidade em Educação,
está sendo lançado pelo Centro de Educação (CE) da UFRN como espaço de
socialização de estudos, pesquisas e relatos de experiências e de práticas
educativas, tanto na educação básica quanto no ensino superior. O evento está
vinculado às ações de ensino, pesquisa, extensão e formação continuada de
professores da UFRN, estabelecidas na Rede Nacional de Formação de
Profissionais para a Educação Básica, do Ministério de Educação (MEC).
Constitui-se em um evento acadêmico que objetiva possibilitar o diálogo entre
os saberes produzidos em diferentes contextos pedagógicos, formais e não
formais, envolvendo pesquisadores e profissionais que atuam em diferentes
regiões do país. A abrangência nacional justifica-se pela forte inserção
nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação, com o estabelecimento de
convênios e projetos institucionais entre pesquisadores de diferentes
universidades no Brasil.
O evento congregará docentes e profissionais ligados
ou interessados na área, bem como discentes de graduação e de pós-graduação, em
um debate profícuo sobre temáticas educacionais contemporâneas, contribuindo
para a difusão e a produção de conhecimentos na área, para a formação
profissional inicial e continuada e para o fortalecimento da articulação entre
educação básica e ensino superior.
Conheça a programação.
LINHAS TEMÁTICAS
Formação docente
Estudos e experiências que abordem
processos de: formação inicial e continuada presencial e a distância; estágios
de formação de professores; docência na educação infantil, em EJA, nos ensinos
fundamental e médio, no ensino superior; docência na educação inclusiva e na
educação do campo; histórias, narrativas e memórias sobre os processos
formativos.
Diversidade, inclusão e contextos
educativos
Estudos e experiências que abordem aspectos
com ênfase: em comunidades quilombolas, indígenas, pessoas da itinerância, do
campo, LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e
transgêneros); na perspectiva étnico-racial, relações de gênero, necessidades
educativas especiais e questões de risco social.
Políticas e gestão da educação
Estudos e experiências que abordem: as
políticas para todos os níveis e modalidades; a gestão de instituições e
financiamento da educação; a formação de gestores e coordenadores pedagógicos.
Linguagens
e práticas pedagógicas
Estudos e experiências que abordem: a diversidade
de linguagens e de práticas educativas em áreas de conhecimento e disciplinas,
em espaços formais e não formais; os ensinos, as didáticas, o currículo, a
alfabetização, as tecnologias da informação e comunicação.
Fundamentos
da educação
Estudos e experiências que abordem a
filosofia, a história, a antropologia, a sociologia e a psicologia da educação,
as relações de complexidade e a produção de conhecimento na contemporaneidade.
Prazo para submissão de trabalhos: até 10 de setembro de 2012.
Maiores informações no site do evento.
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