XII Semana de Letras da UFOP

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) tem a satisfação de anunciar a realização da XII Semana de Letras, a ser realizada no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), campus de Mariana, no período de 23 a 26 de outubro de 2012. O tema do evento será Pluralidade da memória: leitura, tradução e práticas discursivas.

Com o título de Pluralidade da Memória, a XII Semana de Letras tem como objetivo a articulação de dois aspectos básicos. De um lado, expor o caráter interdisciplinar das abordagens da memória, voltando-se para o enfoque de suas manifestações no âmbito da literatura, da leitura, da tradução e das práticas discursivas. De outro lado, responder à necessidade de abordar as produções literárias, artísticas e as práticas discursivas com base no enfrentamento crítico das teorizações que emergem das áreas de conhecimento que compõem o âmbito interdisciplinar do Mestrado em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras: 1) Linguagem e Memória Cultural; 2) Tradução e Práticas Discursivas.

Este objetivo principal desdobra-se no objetivo de estimular a interação entre a pós-graduação e a graduação, levando aos alunos desta última a oportunidade de entrar em contato com a relevância e atualidade do espectro de abordagens sobre a memória e, em particular, com o campo formado pela Memória Cultural. É com base na perspectiva interdisciplinar que a XII Semana de Letras compreende ainda um outro objetivo: o de incluir também professores e alunos dos Departamentos de Educação e História. Deste modo, define-se o público-alvo do evento. É ainda importante realçar que os professores convidados para a XII Semana de Letras são todos estudiosos de contribuição destacada e importância reconhecida em suas áreas. Os objetivos delineados convergem, portanto, para a finalidade de assegurar à  XII Semana de Letras a marca da qualidade acadêmica.

A programação abrange conferências, mesas-redondas e sessões de comunicações coordenadas, que contarão com nomes representativos das áreas temáticas, além de comunicações individuais, minicursos e sessões de pôsteres.

Conheça a programação.

O prazo para envio de propostas é 09 de setembro de 2012.

Maiores informações na terceira circular ou no blog do evento.

0 comentários: