CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - Parte 79

Desenredo
Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo.

VOLUME 9, NÚMERO 1
TEMA: Teoria e Ensino: Diálogos entre discursos
PRAZO: até 31 de março de 2013.
Envio trabalhos pelo e-mail:
mestradoletras@upf.br

O tema Teoria e Ensino: Diálogos entre Discursos surge da problematização que tais abordagens suscitam nas esferas socioeducacionais, que encontram diferentes possibilidades de respostas nos meios acadêmicos. Com essa temática temos o propósito de divulgar, em âmbito nacional e internacional, a produção científica resultante de pesquisas que se orientam pela interface entre os estudos linguísticos e os estudos literários, observando as relações que se estabelecem entre ambas as áreas em um campo nuclear que configura a leitura e o texto como ato comunicativo, como ação interpretante e como atitude transformadora perante a pluralidade de discursos.

Organizadores: professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier

Conheça as normas de publicação no site da Revista.


Publicação científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Brasil, de responsabilidade do Projeto de Pesquisa Leitura em Rede: gêneros textuais, mídias e incentivo à leitura.

VOLUME 2, NÚMERO 1 (2013)
Dossiê: LINGUAGENS E HUMANIDADES EM EDUCAÇÃO
Prazo final para submissão: 31 de março de 2013
Organizadores: Profa. Dra. Cláudia Estima (IFRS) e Prof. Dr. Flávio Anício Andrade (UFRRJ)
Sinopse: Entre os desafios da educação brasileira, na atualidade, tem-se evidenciado uma preocupação eminente em preparar estudantes para atuarem no mundo do trabalho. Dentro de uma trajetória de história de educação profissional, que perpassa desde a criação das Escolas de Aprendizes Artífices, dos Liceus Industriais, das Escolas Industriais e Técnicas e dos Centros Federais de Educação Tecnológica, vive-se, nos dias de hoje, a implementação dos Institutos Federais de Educação, Ciência eTecnologia (IFET). Esta nova faceta do campo educacional traz consigo novas questões e debates, e, consequentemente, a necessidade de posicionamento frente a novos e antigos desafios no âmbito das políticas e práticas referentes tanto à formação profissional em sentido estrito quanto à formação em sentido amplo dos alunos jovens e adultos dos IFET. Neste sentido, este terceiro número da revista #Tear tem como propósito constituir-se em espaço de divulgação de contribuições científicas originais que propiciem um diálogo mutuamente enriquecedor entre as áreas curriculares das Linguagens e das Humanidades no quadro deste novo contexto formativo. Tais contribuições serão bem-vindas na forma de artigos referenciados em pesquisas empíricas relacionadas a essa temática, bem como na forma de estudos de natureza teórica ou que representem um esforço de reflexão de práticas vivenciadas no cotidiano do trabalho escolar.


VOLUME 2, NÚMERO 2 (2013)
Dossiê: TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO NÃO PRESENCIAL
Prazo final para submissão: 31 de agosto de 2013
Organizadores: Prof. Dr. Alexandre Jesus da Silva Machado (IFRS) e Profa. Dra. Angélica Conceição Dias Miranda(FURG)
Sinopse: As tecnologias educacionais são concebidas como subsídios e/ou técnicas empregados com a intenção de facilitar o processo de ensino e de aprendizagem. Nesse grupo, podemos incluir, desde os recursos tradicionais, como quadro e giz, até os recursos da informática, como o projetor multimídia, e da internet, como os ambientes virtuais de aprendizagem. Não podemos nos esquecer, também, do papel das mídias na educação, que podem tornar o ensino mais atrativo, capaz de melhorar o desempenho educacional. Tratando especificamente do ensino não presencial, as tecnologias ganham uma importância ainda maior; tornam-se, assim, um grande aliado à educação por revigorarem as noções tradicionais de tempo e espaço, que passam a existir sob outras perspectivas. Sabemos que a Internet apresenta bons subsídios ao ensino não presencial, como wiki, blog, webquest, Moodle, porém não podemos nos limitar à internet e à informática. Nesse contexto, propomos o dossiê “Tecnologias aplicadas ao ensino não presencial”, vinculado à #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, que busca receber para publicação artigos relacionados à educação a distância.

Conheça as normas de publicação.
Maiores informações no site da Revista.

0 comentários: