III Encontro em Análise do Discurso

O NEAD promove pela terceira vez o Encontro em Análise do Discurso (o primeiro foi na Unidade Universitária de Nova Andradina-MS e o segundo na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS). Um dos diferencias desta edição é que ela se realizará na UNEMAT – Universidade Estadual do Mato Grosso, Campus de Alto Araguaia-MT, em conjunto com o Departamento de Letras. A rotatividade do Encontro em Análise do Discurso vem nesse sentido cumprir a proposta de ampliação do debate e reflexão em torno do nosso objeto de trabalho: o Discurso a partir do projeto de Michel Pêcheux e o seu desdobramento teórico e metodológico das pesquisas no Brasil, em particular Eni Orlandi.

O III Encontro também é marcado por propor um diálogo e dividir espaço com outras áreas de humanidades, condição que nos propicia estreitar mais ainda as relações na perspectivas de construir um espaço de outras abordagens e problematizações das questões sociais. É importante ressalta que a AD se constitui enquanto disciplina de entremeios, em um espaço limítrofe da Linguísticas com as Áreas de Humanas sem se deixar absorver por elas. O subtítulo de “Diálogos com Ciências Humanas” vem reforçar essa relação considerando que a AD vem propor um dispositivo de interpretação “crítico” das questões sociais em seu aspecto político, ideológico e histórico.

Assim, o III Encontro em Análise do Discurso: diálogos com Ciências Humanas realizado na UNEMAT, Câmpus de Alto Araguaia-MT contribui que pesquisadores e professores de diversas áreas de humanidades e analistas do discurso (alunos de pós-gradação e graduação) possam “celebrar” experiências em forma de debate e discussão daquilo que nos afeta de forma diversa: as questões sociais.

Conheça a programação.

Prazo para submissão de trabalhos: até 23 de outubro de 2012.

Maiores informações no site do evento.

0 comentários: